Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Como montar um Posto de gasolina

O que preciso saber para montar um posto de gasolina

Montar um posto de gasolina pode ser uma excelente forma de negócio, capital inicial para montar um posto de gasolina. Para quem deseja entrar nesse mercado, conhecer e caracterizar que são seus futuros clientes, o que e porque compram, como e quando fazem suas compras e quais são suas tendências de consumo são avaliações para o sucesso de seu negócio.

Localização posto de gasolina

É fator de extrema importância neste empreendimento. É aconselhável que o empreendedor faça uma análise das potencialidades do local a ser escolhido, tais como: tráfego, acesso, possibilidades de crescimento do comércio das imediações etc. Uma boa notícia é que nada impede que se tenha um posto de gasolina em bairros com baixa renda, pois este produto é usado por todos os perfis de clientes e venderá independente da localidade. O que se deve avaliar aqui para escolher o local é segurança para seus clientes, pois alguns bairros podem ser considerados zonas de riscos pela grande movimentação financeira do negócio. 

Estrutura posto de gasolina

Vai variar de acordo com a escolha do empreendedor, ou seja, se ele vai contar ou não com o financiamento da distribuidora. Em ambos os casos, ter uma área disponível é de fundamental importância. O espaço deve acoplar os seguintes itens: tanques subterrâneos para armazenar combustíveis, que são os principais e devem respeitar as normas locais, bombas e filtros de combustível, compressores de ar para alimentação de elevadores, balança de ar, equipamento de lubrificação e limpeza em geral. No caso de querer agregar mais serviços como uma borracharia e uma auto – elétrica, será preciso mangueiras e máquina de troca de óleo, equipamentos de lubrificação, com graxa, pneumáticas, pistolas de pulverização, braços giratórios, distribuidores de óleo de diferencial e caixa de engrenagens, elevadores hidráulicos, calibrados de pneus e lava – jato de veículos. 

Funcionários do posto de gasolina

O quadro de funcionários vai variar de acordo com a estrutura, contudo deve-se contar com frentista e responsável administrativo (gerente e/ ou proprietário). Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora da contratação, tais com a gentileza e a educação, visto que neste ramo de atividade tais requisitos são fundamentais. 

Capital inicial para investimento na montagem de um posto de gasolina 

Pelos itens descritos acima, deve-se perceber que o capital inicial não é dos mais baratos. Estima-se que se gaste para montar um posto de gasolina cerca de R$ 600 mil, não menos que isso contando com todo o equipamento necessário e a compra de combustível, item básico também. A boa notícia é que estima-se um retorno em 16 a 18 meses, um pouco menos dependendo da localização e do valor do combustível, que é altamente variável hoje em dia com alta e queda constante do valor do barril de petróleo. O valor investido em licenças necessárias neste ramo de negócio é alto, uma vez que movimentar combustível é de alta periculosidade e por isso as taxas cobradas são altíssimas, mas vale a pena o investimento.
Área 
Em zona urbana a área deve ter entre 900 a 1000 m², um posto rodoviário deve contar com uma área em torno de 7.000 m², já que deverá contar com grandes coberturas, estacionamento amplo para caminhoneiros, banheiros confortáveis com chuveiros, churrascaria, lanchonete e até hotel. 

Escolhendo a distribuidora 

É aconselhável, antes de optar por qual distribuidora representar, realizar uma pesquisa sobre as vantagens oferecidas por cada uma delas. 

Crédito de pagamento de combustível 

Para garantir o prazo crédito de pagamento do combustível, que varia de dois dias (tempo permitido por lei) á sete dias no mínimo, o proprietário do posto assina com a companhia distribuidora uma carta de fiança. O descumprimento desse prazo faz com que o dono do posto tenha que pagar à vista os fornecimentos posteriores.
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.