Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Relação entre empresa e clientes



O cliente é uma força indispensável para a futura empresa. Ele é o alvo dos produtos e serviços e deverá sentir-se plenamente atendido, entender que o preço a ser pago é justo e que os produtos e serviços correspondem á qualidade por ele esperada. Ao planejar a empresa esclareça quem serão os clientes e o que eles esperam. Preocupe-se com a diferença que o produto ou serviço irá fazer para esses futuros clientes. 
A força do cliente
Relacionar – se bem com a clientela é um ponto fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Para que isto aconteça é necessário que a empresa possua canais de comunicação com seus clientes a fim de manter a cordialidade e, principalmente, identificar seus desejos e necessidades. 
Tipos de canais de comunicação que podem ser utilizados 
Existem diversas formas de estabelecer um bom relacionamento com o cliente. A escolha de um ou mais canais de comunicação dependerá daquele que melhor se aplicar á sua situação 
Comunicação Pessoal - é o atendimento do cliente desde a entrada na loja até sua saída. O observador capta suas expressões verbais ou faciais em relação ao ambienta, produtos, condições de venda etc. 
Caixa de Sugestões e Reclamações – colocada em local visível, para que o cliente manifeste sua opinião ou crítica a respeito do produto, serviço, atendimento etc. 
Correspondência Personalizada – oportuna em datas comemorativas (aniversário, formatura etc.) e festivas (Natal, ano novo etc.), ou ainda no lançamento de uma linha de produtos. 
Painel de clientes – grupo de clientes convidados para manifestar sua opinião sobre aspectos que possam interferir na sua satisfação. Ex: nova decoração, luminosidade, um comercial de TV, atendimento prestado etc. 
Ombudsman – significa ouvidor, ou seja, aquele que ouve reclamações e sugestões dos clientes, comunidade, fornecedores etc., colocando-se do outro lado, do ponto de vista do cliente. 
Consulta telefônica – é o serviço de atendimento ao cliente, usado tanto para reclamações, sugestões informações sobre os produtos, serviços ou a própria empresa. Permite manter um canal aberto 24 horas por dia. 
O que fazer com os resultados obtidos dos canais de comunicação? A empresa deve analisar interpretar e, principalmente, agir a partir das informações e sugestões dos clientes, captadas através dos canais utilizado.

Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.