Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Formação de preço de vendas

Formação de preço de vendas é muito mais de que simples processo de acumular custos e acrescentar uma margem de lucro. Com muita frequência, a formação de preço é tratada de forma simplificada, sendo o maior cuidado não deixar escapar nenhum item do custo.
Formação de Preços
Estudos Financeiros
Questões Básicas de definição de preços
Qual a relação entre os preços básicos alternativos e a estrutura de custo?
Qual o sensibilidade do mercado ás diversas alternativas de preços da empresa?
Qual o efeito dos preços a serem praticados pela empresa em relação à imagem do produto e da empresa em comparação aos concorrentes?
Situações em que as decisões de preços são da maior importância
Quando a empresa tem estabelecer o preço pela primeira vez.
Quando as circunstâncias levam a empresa a considerar as possibilidades de alterar os preços.
Quando a concorrência inicial alteração de preços.
Quando a empresa produz produtos com demandas e/ ou custos inter-relacionados.  
Objetivos na fixação do preço
Penetração no mercado: a empresa estabelece o preço com o intuito de conseguir grande participação no mercado.
Selecionar o mercado: a empresa estabelece o preço visando atingir segmentos seletivos de mercado. Pronta recuperação de caixa: geralmente empresas em dificuldades financeiras estabelecem um preço que permite o rápido retorno de caixa.
Promover linha de produtos; neste caso, o preço é usado com o intuito de promover a venda de todos os produtos da linha.
Maximizar o lucro: o preço é estabelecido tendo em vista a maximização do retorno para a empresa. Eliminar a concorrência: o preço estabelecido tem o propósito da eliminação da concorrência, havendo, em alguns casos, ou prática do “dumping” (exportação por preço inferior ao vigente no mercado interno para conquistar mercados ou dar vazão a excesso de oferta: ou venda por preço abaixo do custo para afastar concorrentes).
Determinação do preço de venda
Estabelecer preços de vendas competitivos é uma tarefa que exige do empresário o conhecimento dos componentes que dão origem ao preço de venda.
A definição da estrutura de custo é parcela importante neste processo, uma vez que possibilitará ao administrador saber quanto lucrou.
Muitas empresas não apuram seus custos e despesas de maneira precisa e os preços de venda são obtidos empiricamente. Essa prática mascara os lucros e o lucro da empresa, acarretando diversos problemas, tais como:
Preço de venda abaixo do real, o que diminui os lucros da empresa. Preço de venda acima do real, o que dificulta as vendas.
Fabricação de produtos que dão pouco lucro em detrimento de outros mais rentáveis, ocasionando má alocação dos recursos.
Esforço de venda não orientado para produtos mais lucrativos.
Dificuldades para identificar e fixar ações para redução de custos e despesas, o que poderá levar a empresa operar com custos e despesas mais altas do que deveria. Como consequência de um ou mais desses problemas, a empresa terá um lucro e uma rentabilidade menor, constituindo-se numa ameaça ao seu crescimento a até à sua própria estabilidade econômico-financeira. 
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.