Pesquisar este blog

Breaking News
recent

As paisagens do mundo

Em nossa vida, frequentemente nos deparamos com diferentes paisagens: do campo e da cidade, de lugares conhecidos e desconhecidos, próximos e distantes. São essas diferentes paisagens que vamos conhecer a partir de agora.

O que é paisagem?

O que é paisagem
Nos arredores de sua casa ou de sua escola existem diferentes paisagens. Ruas, avenidas, praças, parques, edifícios, lojas, pessoas, automóveis, ônibus, barcos, matas, montanhas, rios e cachoeiras são alguns dos elementos que podem fazer parte das paisagens.
Assim, podemos dizer que paisagem é tudo aquilo que se vê. É, portanto, a parte visível do espaço. As paisagens fazem parte do espaço geográfico, que é o espaço onde vivem os seres humanos, ou seja, a superfície terrestre.

Os elementos da paisagem 

É possível conhecer paisagens próximas ou distantes de nós quando viajamos ou vemos, por exemplo, um álbum e fotografias, assistimos a um filme ou a um programa na TV, etc.
Na paisagem podemos distinguir vários elementos. 
Podemos notar elementos naturais na paisagem, árvores. Observamos também vários elementos que não são naturais, mas construídos e produzidos pelos seres humanos, como a praça, a igreja, o coreto, o poste de iluminação e o asfalto. Vemos, ainda, que há uma pessoa nesse espaço.
Chamamos de natural tudo aquilo que existe independentemente de ação humana: vegetação, solo, montanhas, rios, lagos, oceanos, seres vivos (animais, vegetais e micro-organismos), entre outros elementos. E cultura, tudo aquilo que é obra dos seres humanos: edifícios, estradas, ruas e avenidas, roupas, veículos, costumes e tradições, idiomas, etc.
Natural, portanto, é aquilo que é produzido pela natureza, enquanto cultural é o que se origina das criações humanas. Porém, na maioria das vezes o natural e o cultural se interpretam, isto é, misturam-se de tal forma que se torna difícil distingui-los. Por exemplo, a maior parte das árvores que vemos em uma praça ou em um jardim foi cuidadosamente selecionada e plantada pelos seres humanos. Não são elementos que surgiram espontaneamente. Além disso, muitas dessas plantas podem ter sido produzidas em laboratórios pelo cruzamento de espécimes diferentes, que resultaram em novas variedades, muitas vezes não encontradas na natureza. Alguns rios, que estão localizados em cidades e já existiam muito antes da ocupação humana, tiveram seu curso modificado ou foram canalizados, de modo que desapareceram da paisagem urbana, ficando ocultos sob o asfalto de ruas e avenidas.
As paisagens do espaço geográfico são formadas por elementos naturais e culturais, que, muitas vezes, estão interligados.

As mais belas paisagens naturais do mundo







Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.