Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Mitologia grega

Mitologia grega o que significa?

Mitologia grega pertence à Grécia Antiga, que tem seus mitos e ensinamentos de seus deuses e heróis, a natureza do mundo, as origens e o significado de seu próprio culto e praticas rituais. Isso fazia parte da religião antiga.

Mitos da mitoligia
Deuses olímpicos
Achados arqueológicos fornecem a principal fonte de detalhes sobre a mitologia grega, já que deuses e heróis têm grande destaque na decoração de muitos artefatos. Desenhos geométricos em cerâmicas do século VIII a.C. retratam cenas do ciclo de Tróia, bem como as aventuras de Hércules.

A principal fonte para a pesquisa de detalhes sobre a mitologia grega são as evidências arqueológicas que descobrem e descobriram decorações e outros artefatos, como desenhos geométricos em cerâmica, datados do século VII a.C, que retratam cenas do ciclo troiano e das aventuras de Hércules. Sucedendo os períodos Arcaico, Clássico e Helenístico, Homero e várias outras personalidades aparecem para completar as provas dessas existências literárias.

Religião e arte


Outro lado importante deixar claro que a mitologia grega ou Greco-romana, em suas origens mais remotas está ligada a uma visão de mundo de caráter religiosos. Ao contrário, à medida que avançamos no tempo em direção aos nossos dias, a mitologia vai se esvaziando do significado religiosos e ganhando, principalmente, um caráter artístico. Em outras palavras, no século 15, ao retratar uma deusa Greco-romana como Vênus, o pintor Sandro Botticelli não a encarava como uma entidade religiosa, mas como um ideal estético de beleza.

Deuses olímpicos


Zeus: Era o senhor do céu das nuvens e das chuvas, tinha no raio a sua maior arma. No entanto, não era onipotente. Era possível opor-se a ele ou mesmo enganá-lo.

Hera: Irmão de Zeus, era a protetora dos casamentos. Muito ciumenta, vingava-se sempre dos constantes relacionamentos adúlteros do marido.

Poseidon: Irmão de Zeus, era o senhor dos mares e ocupava o segundo lugar na hierarquia do Olimpo.

Hades: Dominava o mundo subterrâneo, onde habitavam os mortos: o Tártaro, onde eram punidos os vilões, o Eliseo, onde eram recompensados os heróis.

Apolo: Filho de Zeus e Leto, era identificado com o sol e considerado o deus da música e da cura – artes que ensinou aos homens.

Palas Atena: Gerada da cabeça de Zeus, era sua filha favorita e a deusa da sabedoria.

Ártemis: Irmã gêmea de Apolo, era a deusa da caça e da castidade.

Ares: Filho de Zeus e Hera, é o deus da Guerra, considerado, por Homero, “a maldição dos mortais”.

Hermes: Filho de Zeus e mensageiro dos deuses, dos quais era o mais esperto ou astuto. Por isso, protegia comerciantes de ladrões.

Hefesto: Deus do fogo, ferreiro e artesão, que fabricava os utensílios e as armas de deuses e heróis.

Héstia: Era o símbolo do lar e foi mais cultuada pelos romanos que pelos gregos.

Afrodite: Deusa do amor e da beleza, que a todos seduzia, fossem deuses ou simples mortais.

Referencia

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/mitologia-grega-os-mitos-gregos-e-sua-influencia-na-cultura-ocidental.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega

Digite seu Email e receba nossos Posts:


Delivered by FeedBurner
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.