Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Rochas e minerais: o que são?


Como já vimos, a crosta terrestres ou litosfera é a camada sólida externa da Terra. É formada por rochas, que, por sua vez, são constituídas de minerais. Mas o que são exatamente rochas e minerais.
As rochas são agregados naturais de minerais. Isso significa que, quando um ou mais minerais se agregam, isto é, se unem, formam as rochas. Granito, mármore, xisto, ganisse, sinto e pedra-pomes são alguns exemplos de rochas.
Os minerais são elementos ou composto naturais sólidos, que possuem cor e brilho e uma composição química bem compõem um mineral. Sabemos que o quartzo formado por uma combinação de silício e oxigênio. Além desse exemplo, podemos citar ouro, mercúrio (único mineral que aparece sob a forma líquida), calcita, fluorita, salitre, topázio, entre outros. Os minerais geralmente não surgem sozinhos na litosfera, e sim agregados sob a forma de rochas.
As rochas e os minerais que possuem valor comercial são considera dos mineiros, como ouro, diamante, prata, mármore e minério de ferro.
Uma jazida mineral é a massa ou volume de minério existente nas rochas de um determinado lugar da crosta terrestre, seja na superfície, seja no subsolo. Uma pedreira de granito ou de mármore, uma mina de ouro ou um garimpo de diamantes são exemplos de jazidas minerais.
As rochas e os minerais que possuem valor comercial

Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.