Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Zeus

Quem foi Zeus?

Zeus na religião antiga, é o pai dos deuses e dos homens, que exercia a autoridade sobre os deuses olímpicos como um pai sobre sua família. É o deus dos céus e dos trovões, na mitologia grega. Seu equivalente romano é Júpiter, enquanto seu equivalente etrusco é Tinia: alguns autores estabeleceram seu equivalente hindu como sendo Indra.

Segundo a mitologia, ele teria nascido da união de Réia e Cronos. Seu pai Cronos deus do tempo), que imperava naquele momento, tinha o costume de engolir seus filhos com medo de que um deles lhe tirasse o trono.

No entanto, quando Zeus nasceu, Réia pressentiu que ele era uma criatura especial e o escondeu em uma caverna. Para enganar seu marido ela entregou a ele uma pedra enrolada em panos para que ele engolisse no lugar de seu filho.

Depois de adulto, Zeus enfrentou seu pai e o forçou a vomitar todos os seus irmãos, que continuavam vivos. Em seguida ele aprisionou Cronos sob a terra. Daquele momento em diante, Zeus se tornou o grande deus de todos os deuses e foi morar no monte Olimpo. Ele se casou com sua irmã Hera, mas teve vários amores com outras deusas e com mortais, teve vários filhos.

Zeus e deuses estrangeiros


Zeus, o governante de todos os deuses
Zeus foi identificado com o deus romano Júpiter, e associado no imaginário sincrético clássico com diversas outras divindades, tais como o egípcio Amom e o etrusco Tinia. Juntamente com Dioniso, absorveu o papel do principal deus frígio Sabázio. O governante sírio Antíoco Epifânio iv ergueu uma estátua de Zeus Olímpio no templo judaico em Jerusalém, os judeus helenizados referiam-se a esta estátua como Baal Shamen (“Senhor do Céu”).
 

Referencia


Digite seu Email e receba nossos Posts:


Delivered by FeedBurner
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.