Pesquisar este blog

Breaking News
recent

A definição da biologia

O desenvolvimento da Biologia pela necessidade de sobreviver desde o período pré-histórico.
Biologia

Definição

A biologia pode ser definida como o conjunto de todas as ciências que estudam as espécies de vivas e as leis da vida. Mais particularmente, é o estudo científico do ciclo reprodutivo das espécies animais e vegetais, do desenvolvimento da vida individual, por oposição à fisiologia, que estuda as leis constantes do funcionamento dos seres.
O termo Biologia (bios + logos = estudo da vida) foi introduzido na linguagem científica somente no século XIX, por R.G. Trevianus, e divulgado por J.B. Lamarck, embora os conhecimentos dessa ciência fossem, sem dúvida, muito anteriores.
Desde o período pré-histórico, mesmo sem se saber como as coisas funcionavam, conhecimentos biológicos com bases empíricas foram formados. Pela necessidade de viver, o homem primitivo precisava caçar, e por isso conheceu diversas espécies de animais e plantas, das quais ele se alimentava. Por meio da observação, conheceu o comportamento de algumas espécies animais e a época de frutificação de certas plantas comestíveis. A comprovação desses fatos faz-se por meio das pinturas rupestres encontradas em cavernas.

Primeiras pesquisas na área da biologia

As primeiras pesquisas na área da biologia foram feitas a olho nu. Os escritos datados de 400 a.C., cuja autoria é atribuída a Hipócrates, “ o pai de Medicina”, descrevem sintomas de doenças comuns e atribuem suas causas à dieta ou a outros problemas físicos, sem se orientar pelo misticismo. Acreditava-se, então, que a matéria era composta por quatro elementos (fogo, terra, ar e água), e o corpo humano, por quatro “humores”: sangue, bile amarela, bile preta e flegma. Dizia-se que as doenças eram causadas pelo excesso de algum desses componentes.

Evolução: o princípio central da biologia 

Evolução (também popular como evolução biológica, genética ou orgânica), no ramo da biologia, é a variação das características hereditárias de uma população de uma origem para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo. O termo evolução pode referir-se tanto à evidência observacional que constitui fato científico intrínseco à teoria da evolução biológica quanto à última quando em acepção completa. Uma teoria científica é por definição um conjunto indissociável de todas as evidências verificáveis conhecidas e das ideias testáveis e testadas àquelas atreladas. A acepção de evolução como designando apenas a observação de que os seres vivos mudam com o tempo à parte ideias relacionais ou causais mostra-se incompleta no sentido de que, ao se apresentarem as evidências verificáveis (fatos científicos), qualquer interpretação ou conexão que se faça será originada de ideias lançadas sobre os fatos. De forma geral, fatos crus e nus não são per si imbuídos de sentido, e ideias sem conexão estritas e testadas com fatos verificáveis levam a conhecimentos não científicos. Evolução, no contexto científico, remete de uma forma ou outra, pois, à (uma) teoria de evolução biológica; em contexto mesmo quando o objetivo for o de mencionar apenas a observação fenomenológica em si.

Você pode citar este artigo, basta copiar o texto formatado logo abaixo. 
Fonte: Empresas de sucesso - A definição da biologia .Pesquisa: Fabiano Rodrigues. Disponível em: http://www.empresasdesucessos.com/2014/08/a-definicao-da-biologia.html
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.