Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Os primeiros reis de Israel

O povo de Israel passou a ter um rei para enfrentar a ameaça dos vizinhos

Primeiro rei de Israel

Saul o primeiro rei de Israel

A centralização política de Israel


Afim de defender-se das ameaças de invasão dos povos vizinhos, no século XI a.C., os hebreus mudaram sua organização política. Os juízes foram substituídos por um rei que exercia autoridade sobre todas as tribos.  
O primeiro rei de Israel foi Saul.

Com a morte de Saul, Davi subiu ao trono e reinou de 1000 a 960 a.C. O novo rei conquistou a cidade de Jerusalém e transformou-a na capital do reino. Davi também expandiu as fronteiras por meio de inúmeras guerras, inclusive com os filisteus, e fez alianças com as cidades fenícias.

O reinado glorioso de Salomão


O auge de poder monárquico em Israel deu-se no reinado de Salomão, filho de Davi. Ele reforçou o exército, elevou os impostos e estabeleceu relações comerciais com reinos da Arábia e da África. Foi também durante o reinado de Salomão que se construiu o primeiro templo de Jerusalém.

A divisão do reino de Israel


Com a morte de Salomão, por volta do ano de 920 a.C., seu filho Roboão assumiu o reino e manteve a política de altos impostos. A população rebelou-se e o reino do norte passou a se chamar Israel e Judá. O reino do norte passou e se chamar Israel, com capital na cidade de Samaria. Dez tribos fizeram parte desse reino, que se manteve independente até 722 a.C. quando foi conquistado pelos assírios.

O reino do sul recebeu o nome de Judá, com capital em Jerusalém. Foi formado pela de Judá é metade da tribo de Benjamim. Em 587 a.C. o reino de Judá foi conquistado pelo rei Nabuconosor, e parte da população foi levada para a Babilônia, episódio que a Bíblia denominou Cativeiro da Babilônia.

O ministério dos profetas


Os profetas foram homens que tiveram como missão advertir os hebreus sobre seus pecados e reconduzi-los aos caminhos de Deus. Esses homens surgiram após a divisão do reino.

Para os hebreus, a não-observância das exortações dos profetas resultava em tragédias que afetavam todo o povo. Exemplo disso foram os cativeiros a que ambos os reinos foram submetidos.   

Os assírios dominam Israel


Em 722 a.C. rei assírio Sargão II tomou Samaria, a capital do reino de Israel, deportou a população para os territórios assírios e levou estrangeiros para ocupar as terras do reino de Israel. Essa estratégia tinha como objetivo fazer com que, por meio do convívio forçado, os povos dominados perdessem sua identidade. A conquista assíria ocorreu cerca de 150 anos antes de o povo de Judá ser deportado para Babilônia.
Digite seu Email e receba nossos Posts:


Delivered by FeedBurner
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.