Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Tipos de clima

A grande diversidade verificada na conjugação dos fatores climáticos pela superfície do planeta dá origem a vários tipos de clima. 

Quais os Tipos de clima

Quais os Tipos de clima

Polar (ou glacial): ocorre em latitudes elevadas, próximas aos círculos polares Ártico e Antártico, onde, por causa da inclinação do eixo terrestre, há grande variação na duração do dia e da noite e, conseqüentemente, na quantidade de radiação absorvida ao longo do ano. São climas que se caracterizam por baixas temperaturas o ano inteiro, atingido no máximo 10°C nos meses de verão, em regiões em que a camada de neve e gelo recobre o solo derrete e o dia é muito mais longo que a noite.

Temperado e frio: é apenas nas zonas climáticas temperadas e frias desta classificação que encontramos uma definição clara das quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Há uma nítida distinção entre as localidades que sofrem influência da maritimidade, de amplitude térmica menor, e as do interior, nas quais as variações de temperatura diária e anual são bastante acentuadas por causa da influência da continentalidade.

Mediterrâneo: apresentam verões quentes e secos, invernos amenos e chuvosos.

Tropical: como vimos na explicação do fator latitude, o ambiente tropical apresenta grande variação no comportamento de temperaturas e chuvas, podendo ser dividido em seis modalidades (superúmido, úmido, subúmido, semi-árido, árido e hiper-árido). Nessa classificação, porém, as áreas consideradas tropicais apresentem duas estações bem definidas: inverno ameno e seco, verão quente e chuvoso – as demais áreas aparecem como equatorial, semi-árido e desértico.

Equatorial: ocorre na zona climática mais quente do planeta. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (médias mensais em torno de 25°C ),com pequena amplitude térmica anual, já que as variações de duração entre o dia e a noite e de inclinação de incidência dos raios solares são mínimas. Quanto ao regime das chuvas, não é possível generalizar como no caso da temperatura. Nas áreas mais chuvosas o índice supera os 3.000 mm anuais e não há ocorrência de estação seca, mas nas regiões menos chuvosas o índice cai para 1.500 mm anuais com três meses de estiagem.

Subtropical: característicos das regiões localizadas em médias latitudes, nas quais já começam a se delinear as quatro estações do ano. Tem chuvas abundantes e bem distribuídas, verões quentes e invernos frios, com significativa amplitude anual.

Árido (ou desértico): por causa da falta de umidade, caracteriza-se por elevada amplitude térmica diária e sazonal. Os índices pluviométricos são inferiores a 250 mm/ano.

Semi-árido: clima de transição, caracterizado por chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano. Ocorre tanto em regiões tropicais (onde as temperaturas são elevadas o ano inteiro) quanto em zonas temperadas (onde os invernos são frios).
Digite seu Email e receba nossos Posts:


Delivered by FeedBurner
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.