Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Como um computador é formado

Como um computador é montado

Computador

O computador é um conjunto formado pela combinação adequada de hardware e software que processa informações utilizando dados. Ele pode ser programado para executar varias tarefas de acordo com essa programação tem-se os resultados.

Hardware


É a parte física do equipamento, seus circuitos, dispositivos
e unidades periféricas. São as parte mecânicas e eletrônica do computador. É geralmente ligado à Unidade Central de Processamento (UCP), que executa o processamento de dados e de entradas e saídas de dados.


Entre elas, podemos destacar:

O teclado; impressora; monitor de vídeo e Software.

São os programas que fazem funcionar o Hardware. Um programa é um conjunto de instruções que o computador deve executar passo a passo. O computador não funciona sem programas.

Componentes Elementares


Placa-mãe de um computador

Placa-mãe

A placa-mãe é uma placa que interliga todos os componentes de um computador. O mecanismo usado pelo computador para possibilitar a troca de informações entre os componentes é a linguagem de máquina, que é um conjunto de códigos. Um dos principais códigos utilizados é o binário, que é baseado nos dígitos 0 e 1.

Clock


O clock é um gerador de pulsos. Ele funciona como mediador da comunicação interna do computador. Quanto maior for o número de pulsos gerados em um intervalo de tempo, maior será a velocidade de representar a divisão de segundos é o hertz, cujo símbolo é Hz.

Bit e Byte


Para um caractere ser armazenado na memória de um
Bit e Byte

Bits vs Bytes

computador, é necessário que este seja codificado, o que o reduz a uma combinação de dois símbolos fundamentais. Assim é muito mais simples a construção de um computador, pois, em vez e ter de reconhecer dezenas de caracteres, ele só precisa reconhecer certos caracteres básicos. A codificação de informações nos computadores envolve o conceito de bit.

O Conceito de Bit


Como já foi dito anteriormente, o computador utiliza dois caracteres, ou símbolos fundamentais, que são interpretados como 0 e 1, sendo chamados de `` dígitos binários ´´ ou, simplesmente. Bit. Ou seja, são dois os símbolos primordiais, aos quais se atribui a denominação de `` Bit 0 ´´ e `` Bit 1 ´´.

O Conceito de Byte


O registro de computador é feito por meio de caracteres, que são registrados num conjunto de bits. A maior parte utiliza o registro de caractere de 8 bits, mas podem ser usados em grupos de 6, 8, 12, 24e 64 bits. Um grupo de bits recebe o nome de Byte.

O Sistema Binário


O computador, para dar andamento à execução, extrai informações da memória central, e a memória utiliza somente Códigos binários. Aparentemente, o código binário parece limitado, mas, por uma série de combinação de bits, é possível realizar infinitas representações.

O Sistema Hexadecimal


Os computadores mais modernos utilizam um sistema hexadecimal, em que o sistema de numeração tem base 16.

No sistema decimal, cada posição de um número é dez vezes maior que o número colocado á sua esquerda. No sistema binário cada posição de um número é duas vezes maior que o colocado à sua direita.

Isso também ocorre no sistema hexadecimal, com a multiplicação do valor da casa à esquerda por 16. O sistema decimal contém somente dez caracteres, e não se sabia como caracterizar os demais símbolos do sistema hexadecimal, que contém dezesseis caracteres.

A solução para esse problema foi colocar seis letras pertencentes ao nosso alfabeto, mais especificamente de A a F.

Componentes e Funções Básicas do Microcomputador


O sistema de computação inclui os seguintes itens:
O microcomputador, mouse, drives, teclado, impressora, disquetes, monitor de vídeo e programas.
O microcomputador manipula e processa as informações e seus comandos são recebidos por meio do teclado. As operações são controladas pelos programas instalados na memória, que tem a função de armazenar dados.

As mensagens do microcomputador podem ser endereçadas à impressora ou ao vídeo.

UCP – Unidade Central de Processamento


A UCP é constituída por um circuito eletrônico integrado que possui a função de executar as instruções lógicas e aritméticas que lhe são passadas pelos programas; é a parte principal do computador.

Nos computadores de grande porte, a UCP é chamada de processador; já no microcomputador, é chamada de microprocessador.

As principais funções da UCP são:


Leitura dos componentes de entrada e saída de dados (impressora, mouse, monitor teclado etc.); A execução de função aritmética (soma, divisão, multiplicação etc.).

Microprocessadores


Devido ao grande avanço da micro-eletrônica, foi possível a miniaturização dos componentes que integram o computador.

O microprocessador nada mais que a UCP miniaturizada. A UCP exerce funções fundamentais no microcomputador, que são processamento e controle.

A unidade de Lógica Aritmética do computador desempenha a função de processamento. Ela é apoiada pelos registradores, que são pequenos dispositivos de memória que pertencem ao microprocessador.

A unidade de controle, juntamente com diversos componentes que pertencem ao microprocessador, desempenha a função de controle. Ela recebe apoio de alguns registradores, exercendo a função de endereçamento de memória para que se possa enviar e receber dados desta.

Memória


Memória é um dispositivo em que são armazenadas
Memória de um PC
informações de forma codificada.

Temos dois tipos de armazenamento temporário: como o próprio nome já diz, os programas e resultados são armazenamentos temporariamente.

Memória ROM


Armazenamento permanente: neste tipo não são perdidas as informações. O disco rígido e o disco flexível enquadram-se nesta categoria.

A memória de um computador também é considerada como interna ou externa. A memória interna localiza-se dentro do computador e a externa, fora do computador (discos flexíveis, por exemplo).

Memória Principal


A memória interna é geralmente chamada de memória principal. Atualmente, existem dois tipos de memória: memória ROM e memória RAM.

A principal diferença entre elas é que os chips da memória ROM são programados para armazenar programas de forma permanente, enquanto na memória RAM os chips são programas temporariamente.

Os programas armazenados na memória ROM são gravados pelo próprio fabricante, pois fundamentais para a inicialização do computador. Não conseguimos ter acesso a eles e, conseguimos alterá-los.

A memória ROM pode ser considerada como uma biblioteca de referência ´´ do computador, que consulta o conteúdo da memória ROM, mas não é capaz de gravar nada nela.

Memória RAM Random Access Memory (Memória de Acesso Randômico)


A memória RAM está inserida no gabinete do computador. Uma de suas características principais é ser utilizada somente para armazenamento temporário dos dados, enquanto eles estão sendo processados.

Quando o trabalho for finalizado, os dados deverão ser gravados na memória auxiliar.

Memória Auxiliar


É também conhecida como memória permanente ou secundária. Ao contrário da memória RAM, a memória auxiliar permitido que os dados sejam armazenados de forma permanente. Qualquer veículo de dados pode ser chamado de memória auxiliar, como, por exemplo:

Disco rígido;

Disco flexível.

Teclado


O computador não consegue processar dados sem um
Teclado de um computador
comando específico e este é dado pelo usuário. Para ordenarmos comandos ao computador, é necessário um instrumento fundamental: o teclado.

O teclado é utilizado para entrada de caracteres, que são interpretados no programa e executados no computador.

Mouse


O mouse (rato) é um dispositivo de entrada do computador com botões de controle (geralmente dois ou três botões).
Mouse de computador
Possui esse nome porque sua forma é semelhante à de um rato.

Ele é movido com a mão do usuário. Possuí um curso, que se movimenta na tela do computador, acompanhado o movimento da mão do usuário. É mais utilizado em computadores que possuem ambiente Windows, pois, nesse caso, o trabalho somente com o teclado se torna um pouco complicado.

Monitor de Vídeo


O monitor é o local em que são mostradas as informações,
Monitor de Vídeo de computador
permitindo a comunicação direta do usuário com sistema do computador.

Encontramos monitores de vídeo de tipo:


Policromático: é capaz de apresentar imagens em várias cores;

Monocromático: utiliza apenas uma cor sobre um fundo preto, branco ou âmbar.

Os monitores de vídeo apresentam diferentes resoluções gráficas. Isso ocorre em função do número de pontos ou pixels (Picture Elements) que a tela contém.
Existem diversos padrões de monitor de vídeo, conforme a sua resolução gráfica. Esses padrões são: CGA, EGA, VGA, SVGA (super VGA).
Os padrões mais utilizados são:

VGA: possui uma resolução de 640 pontos horizontais por 480 linhas.
SVGA: pode chagar a uma resolução de 1.024 por 768 pontos.
Hoje podemos encontrar também telas de cristal líquido, utilizadas em laptops, também conhecidos como notebooks, computadores pessoais pequenos que podem ser transportados a qualquer lugar, e funcionam com uma bateria, sem exigir fios para serem ligados.

Scanner

Scanner de computadorÉ um equipamento de entrada de dados que capta imagens, digitalizando e transferindo-as para o computador.
De mão: utilizado para leitura de código de barras em produtos;
De mesa: utilizado para trabalhos gráficos.

Disco Flexível

O disco flexível é utilizado nos microcomputadores especialmente como forma de armazenamento de dados removíveis.

Os disquetes mais utilizados são de dois tamanhos:
5 ¼ polegadas: pode ser face simples (a leitura e gravação de dados é feita apenas de um lado), com capacidade de 360 Kb para armazenamento de dados: e de dupla face (alta densidade), com capacidade de 1, 2 Mb para armazenamento de dados. A evolução da informática tornou esse tipo de raridade.
3 ½ polegadas: possui menor tamanho e é mais resistente que o disquete de 5 ¼ polegadas, pois possui um fecho que cobre a abertura de acesso. Eles podem ser dupla face (alta densidade) com capacidade de armazenamento de dados de 1, 44 Mb.

Disco Rígido


Disco Rígido de computador

Disco rígido HD

Já vimos as características dos disco rígido, ou winchester, como também são o principal modo de se armazenar dados e programas volumosos e que evoluíram muito devido á crescente complexidade dos softwares. 

Fonte: web
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.