Pesquisar este blog

Breaking News
recent

A civilização egípcia

História e civilização Egípcia "Resumo"

História e civilização Egípcia

Egito

O Egito e o Rio Nilo: A civilização egípcia desenvolver-se numa área desértica do nordeste da África, às margens do Rio Nilo

O Egito é um oásis

O Egito antigo ocupava uma faixa de terra muito extensa, banhada, de norte a sul, pelas águas do Rio Nilo. Esse território se localizava no deserto do Saara, no nordeste da África.
No meio do deserto, graças às águas do Nilo e ao trabalho humano, criou-se uma extensa faixa de terra habitável e cultivada.

O Rio Nilo

O Rio Nilo nasce no Lago Vitória, no centro da África, e deságua do Mar Mediterrâneo. No verão, as chuvas enchem o rio e inundam as terras vizinhas.
Em seu percurso, as águas do rio carregam o humo, um material orgânico vindo das terras do sul. Esse ser humo, enriquecido pelo limo que aparece quando as águas baixam, é um ótimo adubo para o solo.

O trabalho humano

Nos palácios templos, havia diferentes profissionais especializados. Padeiros, ceramista, arranjadores de flores, fundidores, escultores, desenhistas, ferreiros, guardas de todos os tipos, pastores de ovelhas, de cabras e de gansos etc. trabalhavam para o rei ou para os templos, e o ofício era transmitido de pai para filho.
Além disso, assim como na Mesopotâmia, foi o trabalho humano, organizado por um poder centralizado, que aproveitou as enchentes na atividade agrícolas. Essa tarefa reunida diversos trabalhadores como astrônomos, técnicos e camponeses.
Os astrônomos criaram um calendário solar que ajudava a prever as enchentes e a planejar a semeadura e a colheita.
Os técnicos construíram diques e reservatórios para impedir a destruição da lavoura pelo excesso de chuva e irrigar terrenos mais secos.
Os camponeses cultivavam as terras, além de trabalhar na construção de diques e canais.

A história de um longo império

A parte sul do Egito era chamada de Alto Egito e a parte norte era conhecida como Baixo Egito.
Cerca de 5 mil anos atrás, o rei egípcio Menés unificou os pequenos reinos do Alto e do Baixo Egito sob a sua autoridade. Menés é considerado o primeiro faraó do Egito. A história política do Egito antigo divide-se em três fases. Entre essas fases existem o que os historiadores chamam de “períodos intermediários’’, em que os faraós tiveram pouco pode ou enfrentaram invasões estrangeiras.
Antigo Império (C. 2686-2181 a. C.) – nesse período foram construídas as grandes pirâmides de Gizé.
Médio Império (C. 2040-1782 a. C.) – nessa fase, os faraós conquistaram na Núbia, ao sul do Egito.
Novo Império (C. 1570-1069 a. C.) - os faraós mais conhecidos dessa foram Tutmosis III e Ramsés II, que estenderam o Império Egípcio para a Palestina e a Síria.
Durante esse longo período, o Egito foi governado por dinastias reais, ou seja, famílias de faraós que se sucederam no poder.
 
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.