Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Ilha de Marajó

Localização: Marajó, uma ilha recém-nascida

A ilha de Marajó, no estado do Pará, ocupa um território de 48 mil quilômetros quadrados. A criação de búfalos é a principal atividade econômica da ilha, mas não se pode desprezar a pesca, que garante a sobrevivência de milhares de famílias. A história dessa ilha, em termos geológicos, é bem recente. É do que demonstram os estudos do Inpe (Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais).
Localização: Ilha de Marajó
“Até 11 mil anos atrás, a Amazônia tinha grandes áreas de savana, com representantes da mega fauna, como preguiças-gigantes e mastodontes.

Marajó era parte do continente. Tinha um terreno instável, e o Rio Tocantins cortava a área no sentido norte. Até que uma falha sísmica levou o rio a correr para o nordeste.

Essa primeira modificação aconteceu no começo do Holoceno, época marcada pelo fim da última Era do Gelo e por mudanças climáticas no mundo interior.

Alguns poucos milhares de anos depois, outra falha criou o Rio Pará, que atualmente corre ao sul, separando totalmente Marajó do continente. Mais um rearranjo aqui e acolá e formaram-se os 50 mil quilômetros quadrados da maior ilha fluviomarinha do mundo.

Conheça os búfalos da  Ilha do Marajó

 Conheça os encantos da ilha de Marajó

Reportagem Rede Record confira!
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.