Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Oligopólio

Oligopólio é uma situação de mercado nos países capitalista onde existem poucos e grandes produtores de uma certa mercadoria ou serviço.

Significado de oligopólio

O oligopólio se forma principalmente nas atividades econômicas que exigem grandes investimentos, ou aplicações de dinheiro. É o caso, por exemplo, do setor automobilístico. No Brasil o mercado de automóveis, antes da abertura das importações em 1991, era dominado por apenas quatro indústrias automobilísticas: Volks, Fiat, GM, Ford. observe que não estamos incluindo as indústrias de caminhões, ônibus e tratores.
Outras atividades ou setores onde se verifica o oligopólio são: indústrias de lâmpadas elétricas, lâminas de barbear, de cimento, de cigarros etc.
Quando as empresas que constituem um oligopólio se juntam através de acordo e decidem tirar maior aproveito para si do mercado consumidor, elas formam um cartel. Com isso elas obtêm:
Maiores lucros, pois combinam entre si o preço de venda ao consumidor; não há entre elas diferenças de preço de venda, obrigando assim o comprador a não discutir preço;
Controle das fontes de matérias-primas; nesse caso, combinam entre si o preço que devem pagar ao vendedor de matéria-prima;
Dividem entre si o espaço territorial que cabe a cada empresa do cartel para realizar seus negócios.
Existem outras formas de denominação de mercado consumidor, realizadas por grandes empresas. Todas têm por objetivo benefícios para si e, consequentemente, prejuízo para o consumidor.
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.