Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Rito - Significados e definição

O termo rito tem múltiplos sentidos. Rito é um pouco distinto de ritual, dando continuação ao mito. No sentido mais comum, é uma sucessão de palavras e atos que, refletida, compõe uma cerimônia. Apesar de adotar um padrão, o rito não é mecanizado, pois pode atualizar um mito, sustentar ensinamentos ancestrais e sagrados.
Rito

Significados do Rito

Uma característica das religiões é o Rito. Não existe nenhuma tradição religiosa que não tenha rito. Podemos até
dizer humano é um ser simbólico, queira ou não queira, ciente ou inconsciente, todos praticamos algum tipo de ritual. Desde que acordamos até quando dormimos.
Pessoas fazem oração antes de dormir, ao levantar, antes sair de casa também. O. Outros exemplos: o jogador de futebol que entra em campo só com o pé direito, que toca a grama com a mão e faz o sinal da cruz. O goleiros que antes de começar o jogo faz uma visível oração com as mãos em alto... Todos esses e outros são rituais que invadem o dia-a-dia das pessoas.
Porém o rito de caráter religioso tem significados mais profundos, pois às vezes são ritos individuais ou coletivo. Seja de uma nação, de uma cultura religiosa que dependendo da religião, o rito terá diferentes significados.
Para o Cristianismo, o rito do batismo por exemplo, é o mais tradicional.
Porém há vários outros ritos no cristianismo que dependendo da igreja, poderão ter vários significados.
No caso do batismo, há diferenças entre católicos e protestantes. Protestantes batizam adultos em rios, piscinas, lagoas. Já os católicos batizam no interior dos templos, na chamada ‘’ pia batismal’’.

Tipos de ritos

Dependendo da tradição religiosa, podemos ter um sem fim de tipos de ritos. As tradições indígenas, por exemplo, tem vários rituais que celebram. Já as tradições afro-brasileiras têm outros rituais que são significativos para essa cultura, e muitas vezes, por desconhecimento, são prejulgadas e até discriminadas.
As religiões de origem árabe também tem seus rituais, a amas tradicional e conhecida é orar olhando para Meca.
Já as religiões orientais têm por característica a meditação e o uso de incenso em seus rituais.
O importante é destacar que cada religião tem seus ritos, que para eles são significativos. Que podemos não aceitar ritos de outras tradições, porem devemos respeita-las. Em todas elas há uma relação com o Transcendente, há um desejo de aproximação a Deus, seja qual seja seu nome.
Nas diferentes tradições religiosas. Sempre há ritos que se destacam e passam a serem mais conhecidos pela maioria das pessoas, independentemente da própria religião.
Cristianismo
Batismo (católicos e protestante)
Ceia (algumas igrejas protestantes)
Eucaristia (igreja católica, anglicana e ortodoxa)
Afro-brasileiras Tambor
Essas comunidades do Tambor como gostaram de chama-las, representam distintas formas de expressão dos negros no Brasil surgidas em resposta às conjunções histórico-sociais peculiares em que evoluíram as populações afrodescendentes. Não obstante suas especificidades, essas comunidades do tambor compartilham quase sempre dos mesmos atores sócias de um universo espiritual comum. Em uma parte essencial desse universo comum é o ritmo, um certo repertório de padrões rítmicos que se reproduz, em diferentes conjuntos instrumentais, através do imenso território do Brasil e das Américas negras, criando laços simbólicos de parentesco com a África distante. Linhagens rítmicas que mais resistentes ao tempo que qualquer palavra ou canto, atualizam-se a todo instante pelas mãos que tocam e pelos pés que dançam.
Os batuques de Terreiro hoje dançados por todo o Brasil têm suas raízes nos eventos com a dança e música que promovia os escravos fixados na zona rural principalmente – fazendas, engenhos, garimpos – mas também em algumas áreas urbanas, realizadas nos poucos momentos de lazer de que dispunham. Os batuques marcam a presença da cultura tanto, trazida pelos africanos vindos de Angola, do Condo e de Moçambique para diferentes rincões do Brasil.
Espírita 
O Kardecismo não tem nenhuma espécie de ritual! Geralmente ouvem palestras em cima dos livros espíritas, tomam passe magnét... ”O Passe é uma transfusão de energias, mas nem todos os doentes alcançam a mais leve melhora e isso se dá pela falta de confiança. É indispensável a fé, para que a criatura registre o socorro de que necessita”.
Indígenas 
Os rituais indígenas são uma celebração das diferenças. Em primeiro lugar, das diferenças entre os seres que habilitam o cosmo. Os humanos sabem que muito do que possuem – aquilo que chamamos de cultura – não foi meramente “inventado” por eles mesmos, mas sim tomado, no tempo do mito, de outras espécies e mesmo de inimigos há muito não vistos. Os rituais indígenas são além disso uma celebração das diferenças entre os próprios seres humanos, diferenças sem as quais não haveria nem troca nem cooperação. E para celebrar essas diferenças uma intensa trama de prestações de comida e bebida, sobretudo, mas também em certas ocasiões, de cantos e artefatos – é posta em movimento.

Você pode citar este artigo, basta copiar o texto formatado logo abaixo. 
Fonte: Empresas de sucesso, Rito - Significados e definição.Pesquisa: Fabiano Rodrigues. Disponível em: http://www.empresasdesucessos.com/2015/03/rito.html

Referência 
1* Bastide, Roger, and Maria Isaura Pereira de Queiroz. "O candomblé da Bahia: rito nagô." (1978).
2* Significado de Rito - Dicionário Online de Português
3* Rito - DI
4* Rito Moderno - Wikipédia, a enciclopédia livre
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.