Pesquisar este blog

Breaking News
recent

A organização social

A organização social; Um aspecto cultural marcante dos povos e a organização social, que compreende os papéis exercidos pelos indivíduos na sociedade e as ações decorrentes do desempenho desses papéis. Numa escola, por exemplo, o diretor orienta o trabalho de todos os funcionários, solicita melhorias para o prédio e sua instalação participa de reuniões na delegacia de ensino para acompanhar as determinações da Secretaria da Educação; os inspetores cuidam da disciplina; os professores lecionam; os faxineiros cuidam da limpeza; os alunos participam das aulas etc.
A organização
A organização social engloba os diversos campos de atuação humana; econômico (atividades produtivas, comércio, serviços); político (governo); religioso (líderes espirituais e fiéis); militar) polícia e forças armadas – aeronáutica, marinha, exército).
Na organização social, são importantes as relações de poder que se estabelecem entre os indivíduos que a compõem.

Mas o que é poder?

Poder, no sentido social da palavra, significa capacidade de agir, de produzir resultados que foram predeterminados. Assim, por exemplo, temos poder para elaborar uma redação ou para resolver uma equação de matemática, desde que disponhamos dos meios para isso: conhecimento do assunto, caneta, lápis, fica a autoridade de uma pessoa ou um grupo de pessoas tem para determinar o comportamento de outras (s).
É sobre esse segundo significado que vamos fazer algumas análises.

As relações de poder na sociedade

O poder manifesta-se em diversos grupos sociais ou em diversas esferas da vida em sociedade. Há relações de poder na família, num clube, numa empresa, nas religiões, nos sindicatos de trabalhadores etc.
Novamente no exemplo da escola, o direto tem poder para determinar uma alteração nos procedimentos de limpeza executados pelos funcionários da faxina, ou para convocar reuniões com os professores. Dizemos, por isso, que o diretor ordena algumas ações dos funcionários da escola.
Mas esse poder do diretor em relação aos funcionários é exercido apenas na escola, enquanto estão desempenhando suas atividades no horário de trabalho. Assim, é um exercício de poder limitado em termos espaciais (escola, apenas) e também em termos temporais (horário de trabalho).
Em uma empresa, o chefe de um setor tem poder para distribuir serviços entre os seus funcionários subordinados. Agora como você pode ter observado em tudo precisa ter uma organização para o negócio poder funcionar direito.

Teoria das organizações 

A teoria das organizações constitui uma próxima que tem por domínio específico a construção e testagem de teorias sobre as organizações incluem a escolha estratégica, a dependência de recursos, a ecologia organizacional e a teoria institucional. Os seus desenvolvimentos mais recentes abarcam as perspectivas crítica, feminista, cognitiva e pós-moderna. Os desafios a que procura responder incluem a melhoria da qualidade, as alianças estratégicas, a implementação de novas tecnologias, os processos de governação e controle, as reestruturações organizacionais e a diversidade estratégica global.
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.