Pesquisar este blog

Breaking News
recent

O ser humano e o uso dos metais

Idade dos Metais

Ligas de alumínio superleves e tão resistente quanto o aço, ligas de ferro à prova de corrosão, ferramentas que reúnem
Idade dos Metais
características de cerâmica e do – essas são algumas das conquistas recente dos centros de pesquisa de materiais. Em geral, o ponmetal to de partida é um velho conhecido nosso: os metais.

De certo modo, os cientistas prosseguem o trabalho dos grupos que, há mais de 7 mil anos, começaram a utilizar os metais e a descobrir suas propriedades. Foi um passo decisivo para o início da Idade dos Metais. Veja como o cobre, o ferro e outros materiais entraram na história humana, para nunca mais sair.

O tempo do cobre


Por volta e 7 mil anos atrás, os seres humanos do Neolítico verificaram que uma pedra avermelhada era menos dura que as outras. Podia-se alterar sua forma por meio de golpes, e trabalha-la ainda melhor quando era aquecida e ficava maleável. Essa pedra especial era o cobre, que na realidade é um metal.

Em seguida, veio a fusão do cobre, seu derretimento por meio do calor. O metal em fusão era despejado em recipientes com cavidades e assumia, as sim, a forma desejada.

Os arqueólogos encontraram objetos de cobre de pouco mais de 7 mil anos de idade trabalhos por marteladas, e também utensílios doméstico, molduras de espelhos, ornamentos e machados de quase 6 mil anos, feitos de cobre fundido. Esse período foi chamado de Idade do Cobre. No entanto, mesmo com o uso de metais, os instrumentos de pedra continuaram a ser fabricados.

Bronze: uma liga resistente


Por volta de 3000 a. C., ocorreu uma descoberta fundamental: que a fusão de cobre e estranho dava origem a uma liga metálica mais dura e resistente que os minerais originais. Surgia o bronze, que promoveu uma revolução nos instrumentos de trabalho e de guerra. Pontas de lança e de flechas, escudos, couraças, machados e espadas que, durante dois milênios, foram usados por combatentes da Grécia ao Egito, da Mesopotâmia à China, eram alguns dos objetos feitos de bronze.

A difusão dos objetos de ferro


Durante a Idade do Bronze, o ferro foi um material raro e valioso, obtido dos meteoros. Os egípcios o chamavam de “cobre negro do céu’’. Objetos feitos com esse metal foram achados nos túmulos dos faraós.

Por volta de 1500 a. C., porém, o ferro passou a ser extraído do solo. O minério de ferro retirado das jazidas era misturado a outros elementos, como calcário e carbono (encontrado no carvão), e aquecido em fornos até se transformar numa massa pastosa. A seguir, a massa esfriada era batida para eliminar as impurezas. Com o material restante, fabricavam-se objetos.

O uso do ferro transformou a vida dos povos antigos. Fabricadas mais facilmente, as armas e ferramentas se multiplicaram. Foi o começo de uma corrida tecnológica que prossegue até hoje, nos laboratórios, metalúrgicas e nas siderúrgicas.
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.