Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Quais são as funções das proteinas em nosso organismo

As proteínas: são componentes necessários para o crescimento, construção e reparação dos tecidos do nosso corpo. Elas entram na constituição de qualquer célula, sejam células nervosas no cérebro, células sanguínea (hemácias), células dos músculos, coração, fígado, das glândulas produtoras de hormônio ou quaisquer outras.
As proteínas ainda fazem parte da composição dos anticorpos do sistema imunológico corporal, participam ativamente de inúmeros processos metabólicos e de muitas outras funções do corpo humano. Quando necessário, as proteínas são convertidas em glicose para fornecer energia.
O excesso de consumo de proteína pode causar prejuízos, como a sobrecarga de trabalho no fígado e nos rins, aumento da excreção de cálcio e de outros minerais.
O excesso de calorias na forma de proteínas se transforma em gordura, sendo depositada nos tecidos. Quem pratica exercícios mais pesados, como musculação, raramente irá precisar de suplementação de proteínas, pois a ingestão aumentada de alimentos irá garantir a quantidade de proteínas necessária ao bom funcionamento do organismo.

Onde encontrar proteínas

Proteínas
As proteínas podem ser encontradas numa ampla variedade de alimentos. A combinação mais adequada de fontes de proteínas para cada pessoa depende da região, da acessibilidade, do custo econômico, do tipo de aminoácido e do equilíbrio nutricional, assim como do próprio paladar.
Embora alguns alimentos sejam fontes ricas em determinados aminoácidos, o seu valor para na nutrição humana é limitado devido à sua pouca digestibilidade, a fatores anti-nutricionais, à elevada quantidade de calorias, ao colesterol ou à densidade mineral.
A carne, o leite, os ovos, e o peixe são fontes de proteínas completas. Entre as fontes vegetais ricas em proteínas estão os legumes, nozes, sementes e frutas. Os legumes têm maior concentração de aminoácidos e são fontes mais completas de proteínas do que os cereais e os cereais integrais.
Entre os alimentos vegetarianos com concentração de proteínas superior a 7% estão a soja, feijão vermelho e branco, lentilhas, feijão-frade, feijão-da-china, grão-de-bico, feijão-verde, tremoço, amêndoa, cajueiro, castanha-do-brasil, noz-pecã e sementes de sésamo, de abóbora, de algodão e de girassol etc.

Funções celulares 

As proteínas são os principais intervenientes no interior das células, realizando as tarefas determinadas pela informação codificadas nos genes. Executando determinados tipos de ARN, a maior parte das restantes moléculas biológicas são elementos relativamente inertes nos quais as proteínas atuam. As proteínas são também o principal componente celular, por exemplo, metade do peso de uma célula de Eschericha coli corresponde a proteínas, enquanto outras macromoléculas como o ADN e o ARN correspondem apenas a 3% e 20% do peso, respectivamente. O conjunto de proteínas que podem ser expressadas numa determinada célula é denominada proteoma.
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.