Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Urano (mitologia grega)

Urano: Ouranos, “o que cobre o que envolve”. A etimologia possivelmente tem origem no vocabulário sânscrito que origina o nome de Varuna, deus védico do Céu e da Noite.
Urano (mitologia grega)

Etimologia 

Georges Dumézil defendeu a identidade de Urano com o Deus védico Váruna no mais antigo nível cultural indoeuropeu. Com base em elementos míticos compartilhados pelas duas figuras, postulando uma raiz proto-indoeuropeia *-ŭer com o sentido de “amarrar” – O ancestral deus Varuna captura os maus, o antigo deus Urano prende os Titãs, Hecatonquiros e Ciclopes. Porém, essa etimologia tem sido rejeitada por etimologistas mais recentes, segundo os quais Οὑρανός, Ouranós, dório Ὡρανός, Ôranós, lésbio Ὄρανός, Óranos, derivaria de um grego arcaico *Ϝορσανός, *Worsanós, derivado de uma forma *ϝορσο-, *worso-, que corresponderia ao sânscrit varṣá-, "chuva" e a um proto-indoeuropeu *wers-, "umedecer", "gotejar" (a chuva). Frisk sugere que οὑρανός, ouranós, poderá provir de um radical verbal sânscrito várṣati, "chove". Donde Urano significaria "aquele que proporciona a chuva, o que fecunda (Gaia)".

Mitologia grega

Urano era o deus primordial protogenos do céu. Os gregos imaginavam o céu como uma cúpula sólida de bronze, decorado com estrelas, cujas bordas desceu para descansar sobre os limites extremos da Terra.
Sua forma é Uranus. Urano uma divindade da mitologia grega que personifica o céu. Foi gerado por Gaia a Terra e casou-se com sua irmã. Tiveram vários filhos, entre os quais os Titãs, os Ciclopes e os Hecatônquiros (seres gigantes de 50 cabeças e 100 braços.
A maioria dos gregos considerava Urano como um deus primordial e não lhe atribuía filiação. Seu equivalente na mitologia romana é Caelus ou Coelus – do qual provém caelum (coelum), a palavra latina para “céu”.

Filhos de Urano

Toda a descendência de Urano originou-se de sua união com Gaia, exceto, Afrodite, nascida quando Cronos o castrou e arremessou os genitais mutilados ao mar (Talassa).

Planeta Urano 

Os antigos gregos e romanos sabiam de apenas cinco estrelas errantes Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Na sequência da descoberta de sexto planeta no século XVIII, o nome Urano foi escolhido como complemento lógico para a série.

Você pode citar este artigo, basta copiar o texto formatado logo abaixo. 
Fonte: Empresas de sucesso - URANO (MITOLOGIA GREGA) . Pesquisa: Fabiano Rodrigues. Disponível em: http://www.empresasdesucessos.com/2015/04/urano-mitologia-grega.html


Referências
1* VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, o homens. Editora Companhia das Letras, 2005.
2* POUZADOUX, Claude; MANSOT, Frédérick; BRANDÃO, Eduardo. Contos e lendas da mitologia grega. Companhia das Letras, 2001.
3* Ávila, L. A. (2001). Psicanálise e mitologia grega. Pulsional Revista de Psicanálise, anos XIV/XV, (152/153), 7-18.
4* Urano - Fantastipedia
5* Uranus (mythology) - From Wikipedia, the free encyclopedia
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.