Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Origem da vida

Origem da vida

Origem da vida na Terra

Origem da vida: Há duas hipóteses principais sobre o surgimento da vida. De acordo com a primeira, os seres vivos originaram-se de compostos orgânicos; de acordo com a segunda, a vida tem origem extraterrestre.

Surgimento da vida

Primeira hipótese. Os seres vivos surgiram de compostos orgânicos muito simples. Esses compostos foram formados com a combinação de gases da atmosfera, que se deveu a violentas descargas elétricas, às radiações solares e às elevadas temperaturas. Isso teria ocorrido cerca de 4 bilhões de anos atrás. Há cerca de 2 bilhões de anos, os compostos orgânicos deram origem aos primeiros organismos vivos.
Segunda hipótese. A vida na terra se iniciou a partir de microorganismos trazidos por meteoros vindos do espaço. A primeira hipótese é a mais aceita porque foram encontradas muitas evidências a seu favor e as condições imaginadas pelos cientistas puderam ser reproduzidas em laboratórios.

Os hominídeos

O que tudo isso tem que ver com ser humano? Nós também temos origem nesses organismos. Somos o resultado do mesmo processo evolutivo. Fazemos partes de um grupo de mamíferos, chamados primatas, que surgiu na África há cerca de 70 milhões de anos. De acordo com os fósseis até então encontrados, chegou-se à conclusão de que os primitivos primatas tinham o tamanho de ratos, alimentavam-se de insetos ou animais um pouco maiores, e sua aparência lembravam os lêmures atuais.
Os primatas deram origem aos hominídeos, ou seja, seres que já apresentavam algumas características humanas. Os mais antigos desses hominídeos foram os australopitecos ou “macacos do sul” (viviam no sul da África). O fóssil mais antigo dessa espécie tem cerca de 3,5 milhões de anos. Os australopitecos já andavam eretos sobre os dois pés e tinham habilidade nas mãos, mas ainda não construíam instrumentos. Eles alimentavam-se basicamente de vegetais.
Em 1974, na Etiópia, descobriu-se o esqueleto do australopiteco mais antigo e completo encontrado até o momento. Depois de se comprovar que se tratava de uma mulher, o esqueleto foi batizado com o nome de Lucy, porque no momento da descoberta os arqueólogos estavam ouvindo a canção Lucy in the sry with Diamonds, dos Beatles. 

Os primeiros humanos

O gênero Homo, do qual fazemos parte, originou-se há cerca de 2 milhões de anos. Maior volume cerebral e habilidade nas mãos o diferenciavam dos australopitecos. As seguintes espécies fazem parte desse gênero:
Homo habilis - como o nome indica, já tinha a habilidade de fabricar ferramentas simples de pedra. Alimentava-se de vegetais e carne, e provavelmente desenvolveu uma forma de linguagem. Ossos dessa espécie foram encontrados na África.
Homo erectus- além de utilizar ferramentas de pedra lascada, como machados, era bom caçador. Foi provavelmente a primeira espécie a deixar a África. Em 2001, pesquisadores encontraram, na República da Geórgia, ossos humanos que datam de 1,7 a 1,8 milhões de anos. Esses achados foram classificados como pertencentes à espécie do Homo erectus.
Homo neanderthalensis – muito parecido com o ser humano moderno, era caçador, e suas diferentes subespécies habitaram a Europa e a Ásia ocidental.
Homo sapiens sapiens -  surgiu há pelo menos 100 mil anos, em algum lugar da África, e se espalhou depois por todos os continentes. Era caçador e coletor antes de começar a praticar a agricultura. Também construiu instrumentos diversos e mais elaborados. O ser humano atual é representante da espécie Homo sapiens sapiens, a única que conseguiu sobreviver.
Imagine todos os acontecimentos transcorridos na Terra desde a sua formação, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, colocados num calendário anual. A vida no planeta teria surgido no dia 25 de setembro e os primeiros hominídeos somente no dia 30 de dezembro. Descobrimos, ao fazer esta conversão, que o ser humano é ainda um recém-nascido no planeta.  
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.