Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Os 10 mandamentos da alimentação saudável

Para auxiliar as pessoas a apresentarem uma dieta equilibrada, o Ministério da Saúde criou os 10 mandamentos da alimentação saudável. São costumes que devemos tentar provir no nosso dia-a-dia. Anote:
Dicas de alimentação saudável
1 - Comer frutas e verduras:
Por consistir em alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras.
2 - Para cada 2 colheres de arroz, comer 1 de feijão:
Esses dois alimentos se complementam, especialmente no que diz consideração às proteínas (a proteína que falha em um, tem no outro e vice-versa). O hábito bem brasileiro de comer o arroz com feijão tem sido bastante recomendado!
3 – Evitar gorduras e frituras:
Comer em exagero alimentos ricos em gorduras pode provocar o começo de doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.
4 - Usar 1 lata de óleo para cada 2 pessoas da casa por mês:
Essa medida serve para a pessoa ter uma idéia da abundância de óleo que deve ser usada no preparo dos alimentos. O respeitável é não correr o risco de usar óleo demais.
5 – Realizar 3 refeições principais e 1 lanche por dia:
Isso evita longos tempos em jejum. O melhor é comer mais vezes por dia, mas em mínimas quantidades (aumentar a frequência e diminuir o volume). Quem fica muitas horas sem se alimentar acaba pressentindo bastante fome e comendo exageradamente – o mesmo acontece com quem não tem a hora certa para comer ou “pula” uma das refeições.
6 – comer com calma e não na frente da TV.
Quando a pessoa come compressa, além de não saborear o alimento retardamento mais tempo para ficar satisfeita e por isso come mais. É como se ela não desse tempo aceitável para o organismo “perceber” a quantidade de alimento deglutida. Comer e assistir à televisão ao mesmo tempo faz com que a pessoa se distraia e não controle a quantidade de alimentos que está consumindo. Além disso, as publicidades de produtos alimentícios despertam ainda mais o apetite e por implicação, a gula.
7 – Evitar doces e alimentos calóricos. 
É formidável observar não só a quantidade, mas também a condição dos alimentos, pois muitos deles são pobres em nutrientes e ricos em calorias – em geral os doces e alimentos gordurosos. Comer exageradamente esses alimentos facilita o aparecimento de doenças como a obesidade, diabetes e doenças do coração, entre outras.
8 – Comer de tudo, mas caprichar nas verduras, legumes, frutas e cereais:
Não é preciso “cortar” nenhum alimento da dieta. Basta proporcionar atenção nas quantidades e dar preferências aos alimentos ricos em nutrientes, ao invés de calorias. Formidável ainda é não esquecer dos “sagrados” 8 copos de água por dia.
9 – Atividade Física:
O ideal é fazer um pouco de atividade física todos os dias.
10 – Duração e frequência:
Você não necessita ficar várias horas se exercitando e suando sem parar. “Pegar pesado” é para atletas. Cada um deve buscar uma atividade que lhe agrade, convidar um amigo para se sentir estimulado e buscar a orientação de um instrutor de Educação Física. O que não pode é ficar quieto!

Os benefícios da atividade física

A atividade física oferece diversos benefícios
A atividade física oferece diversos benefícios:
Contribuir para um bom funcionamento dos órgãos, principalmente, o coração.
Contribui para um bom funcionamento do intestino.
Diminui a ansiedade e o estresse.
Colabora para o funcionamento normal dos mecanismos cerebrais de controle de apetite, aceitando um equilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia.
Aliada ao abatimento reduzido dos alimentos, aumenta a perda de gordura e melhora a sua distribuição corporal.
Quão grandemente mais ativo você se torna, mais calorias vai queimar. Os exercícios físicos necessitam fazer parte da vida diária de todos os indivíduos. Claro que, para isso, não haver qualquer problema de saúde que impeça a atividade física.
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.