Pesquisar este blog

Breaking News
recent

O que é um site - significado, conceito, definição e história

Site: item local na internet identificado por um nome de domínio, constituído por uma ou mais páginas de hipertexto, que podem conter textos, gráficos e informações em multimídia.

Website ou Site o que é?

Website ou Site
O que é um website?
Um website ou site (ao mesmo tempo chamado em Portugal de sítio eletrônico/web/da internet) é um anexo de páginas web, isto é, de hipertextos abertos comumente pelo protocolo HTTP na internet. O próximo de todos os sites públicos viventes compõe a World Wide Web. As páginas num site são reunidas a partir de um URL básico, ou sítio, onde fica a página fundamental, e de regra residem no mesmo diretório de um servidor. As páginas são reunidas dentro do site numa categoria observável no URL, embora as hiperligações entre elas dominar-se o modo como o leitor se apercebe da composição global, modo esse que pode ter pouco a ver com a composição hierárquica dos arquivos do site.
Assim como a World Wide Web foi inventada no CERN, ela ganhou esse nome de seu fundador Tim Berners-Lee. Ele checou a sua criação com uma teia, "web" em inglês. Cada nó dessa teia é um local (virtual) onde há hipertextos. Quão intensamente a palavra inglesa para local é site (além disso derivada do latim situs: "lugar, local"), quando as pessoas ansiavam se mencionar a um lugar da teia, elas raciocinavam web site. Assim, um novo nome brotou para assinalar esse novo nome de nó onde há um ligado de hipertextos: Web site.
Nomeada desta forma, a Web e seus Web sites tornaram-se mundialmente ilustres e seus nomes empregados em diferentes línguas. Em inglês, foi imprescindível usar o qualificativo Web antes de site, para caracterizar de outros usos que a palavra site tem nesta língua, onde constitui "local". Mas, como o contexto admitia claro que se estava raciocinando da Web, dizia-se apenas "site". Já na língua portuguesa, esse epíteto não é necessário em ocasião algum, pois a palavra site é um anglicismo novo em nosso vocabulário e tem o único e próprio significado de Web site, mesmo que a grafia induza a erro, pois pronuncia-se "saite".

Nome site em português

A termo "site" em inglês tem precisamente o próprio significado de "sítio" em português, pois duas derivam do latim situs ("lugar delimitado, local, posição") e, primariamente, assinala qualquer lugar ou local demarcado (sítio arquitetônico, sítio paisagístico, sítio histórico, dentre outros). No português do Brasil, a palavra "sítio" assinala, com maior constância, uma característica rural de área audaciosa, repetidamente usada para descanso ou lavoura.

Qual é as intenções dos Sites

Os sites da web, em geral, podem ter as seguintes intenções:
Informações: veículos de difusão como jornais, revistas e agências de notícias aproveitam a Internet para veicular noticiários, por meio de seus sites. Jornalistas freelance e indivíduos ordinários também publicam documentos na Internet, por meio de blogs e podcasts.
Aplicações: têm sites cujo conteúdo incide de ferramentas de automatização, produtividade e compartilhamento, suprindo aplicações de desktop. Podem ser planilhas eletrônicas, processadores de texto, editores de imagem, softwares de correio eletrônico, agendas, etc.
Institucional: muitas empresas aproveitam seus sites como alvo de contato entre alguma instituição e seus stakeholders (compradores, fornecedores etc.). No caso de estabelecimentos comerciais, aproveitar sites também para comércio eletrônico, recrutamento de funcionários etc. Instituições sem fins lucrativos além disso usam seus sites para anunciarem seus trabalhos, confirmarem a respeito de eventos etc. Há ainda o caso dos sites mantidos por profissionais liberais, para noticiarem seus trabalhos.
Armazenagem de informações: determinados sites trabalham como bancos de dados, que catalogam registros e aceitam efetuar buscas, podendo conter áudio, vídeo, imagens, softwares, mercadorias, ou ainda outros sites. Quaisquer exemplos são os sites de busca, os catálogos na Internet, e os wikis, que acolhem tanto leitura quanto escrita. Classe se localizam os chats, fóruns e sites de relacionamento.
 

Portais: são chamados de "portais" os sites que agrupam conteúdos de múltiplos tipos entre os demais tipos, em regra fornecidos por uma própria empresa. Recebem esse nome por agruparem a grande maioria dos serviços da Internet num próprio local.
Comunitário: são os sites que convêm para a concessão de usuários com outros utentes da rede.
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.