Pesquisar este blog

Breaking News
recent

As ferramentas do Paleolítico

Os seres humanos evoluíram a partir de uma especial característica particular: habilidade intelectual. O homem do Paleolítico com sua inteligência, foram capazes de criar diversas ferramentas que facilitaram a sua vida.

As ferramentas feitas pelos primeiros grupos humanos

As ferramentas feitas pelos primeiros grupos humanos
Facas, para cortar a carne e as peles; raspadores, com quais separavam a pele dos animais, a fim de aproveitar como traje e abrigo; pontas de lança e de flechas para caçar, arpões de pesca, agulhas, para costurar, entre outras.
A grande parte das ferramentas era de pedra, mas também usavam a madeira e o osso. Um passo enorme nesse período foi o controle do fogo, por volta de 500 mil anos atrás. Com o fogo foi possível afugentar os animais, iluminar os caminhos e as moradias à noite, e cozinhar.

As primeiras crenças e formas de arte no Paleolítico

Durante o período Paleolítico a vida era bem difícil. O clima modificava muito, poucos homens e mulheres conseguiam viver além dos 35 anos as doenças eram muito frequente. As pessoas tinham fé que havia forças sobrenaturais que as auxiliavam na caça, defendiam as crianças e acrescentavam o número de filhos.
É imaginável que essas crenças tenham motivado os seres humanos do Paleolítico a inventar as primeiras demonstrações artísticas, efetivadas nas pedra. As pinturas sobre pedras (às vezes, perpetradas em cavernas) granjeiam o nome de pinturas rupestres.
Nas partes mais escuras e impenetráveis dessas cavernas, os artistas desenhavam objetos, plantas, principalmente animais. Como os animais são predominadores nos desenhos encontrados por pesquisadores, descrer que essa arte era um ritual mágico, efetivado para agradar os deuses e favorecer a caça.
O artista rupestre primeiro agravava os desenhos na pedra e depois colori-los, empregando cores simples, como o ocre e o preto. As cores eram sobrepostas diretamente sobre as rochas, compostas com óleo animal, sangue e resina. Com o longo tempo apareceu sobre a pintura uma camada de calcário que colaborou para sua preservação.
As pinturas rupestres descobertas nos dão conhecimentos de como viviam os povos caçadores e coletores do Paleolítico. Muitas delas ainda podem ser vistas na Europa, África, na Ásia e na América.

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

O Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período da pré-história que aconteceu cerca de 2,5 milhões a.c., quando os antepassados do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, destacando-se de todos os outros animais, até cerca de 10000 a.c., quando houve a chamada Revolução Neolítica, em que a agricultura passou a ser cultivada, tornando o homem não mais dependente apenas da coleta e caça.
Neste período os humanos eram essencialmente nômades caçadores-coletores, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada.
O termo Paleolítico foi empregado pela primeira vez pelo historiador John Lubbock. Foi precedido pelo período pré-histórico que alguns historiadores chamam de Eolítico, e sucedido pelo Neolítico. Na Europa e em outros locais onde glaciações, intercala-se o período chamado Mesolítico entre Paleolítico e o Neolítico.
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.