Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Carrapato estrela ou carrapato do cavalo

Amblyomma cajennense - carrapato estrela ou carrapato do cavalo

Carrapato do cavalo

Amblyomma cajennense

É uma espécie de carrapato da família Ixodidae, também popular como carrapato estrela ou carrapato do cavalo, tem como hospedeiros preferidos os eqüídeos, mas pode ao mesmo tempo parasitar bovinos, diversos animais domésticos e animais silvestres. O A. cajennense, na sua idade adulta, é também conhecido pelos nomes populares: " picaço ", " rodoleiro ", "carrapato rodolego" e também como " carrapato pólvora ", " micuim ", "carrapato-fogo", " carrapatinho " e " carrapato meio-chumbo " nas suas fases de larva e ninfa. A espécie é comum no Brasil e é um vector de diferentes doenças como a babesiose equina e a febre maculosa, sendo esta última avaliada um zoonose. Apesar de ser bastante irregular as infestações do Amblyomma, na maioria das vezes concentram-se nas sombras ou nos locais de acesso de seus hospedeiros.

Doenças transmitidas

Pode transmitir a babesiose eqüina, por meio dos protozoários Babesia equi e Babesia caballi, e a febre maculosa, originada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Para que a transmissão da febre maculosa aconteça é preciso pelo menos 6 horas de fixação do carrapato no hospedeiro. A transmissão é muito mais comum quando o carrapato se encontra nos estágios de larva ou ninfa, já que o adulto tem uma picada dolorida, de modo que é ligeiramente percebido e removido.

Ciclo de vida

Ciclo de vida
1. Ovos no solo (em torno de 3 a 4 mil ovos) 2. Eclosão dos ovos e surgimento das larvas (têm três pares de pernas) depois de 60 a 70 dias de incubação 3. Ao localizar um hospedeiro definido, a larva se alimenta por 5 dias. Após essa estação, retorna ao solo e atinge a primeira muda, tornando-se ninfa (passa a ter 4 pares de pernas). Após a muda, pode ficar longe do hospedeiro por até um ano 4. Ao localizar um hospedeiro, se alimenta por 5 a 7 dias. Após essa estação, vai para o solo outra vez e realiza a segunda muda, tornando-se adulto e distingo em macho ou fêmea. Nesse estágio, pode ficar por até 24 meses sem se alimentar 5. No hospedeiro, incide o acasalamento. A fêmea se nutre até ficar ingurgitada, regressar para o solo para a postura dos ovos.
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.