Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Os 12 maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades

Os insetos são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três tagmas (cabeça, tórax e abdômen), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. O seu nome vem do latim insectum. Pertence à classe Insecta e compõem o maior e mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthoropoda e, consequentemente, dentre todos os animais. A ciência que estuda os insetos é conhecida como Entomologia.

Conheça os 12 maiores insetos que vive no Planeta terra

Conheça os 12 maiores insetos que vive no Planeta terra
Não se assuste pois eles existem e alguns podem estar muito perto de você
Grilo Gigante da Malásia
Os 12 maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades
O gafanhoto-gigante-da-malásia é um dos maiores insetos conhecidos, com 15 cm de comprimento e envergadura de asas de 25 cm.
É carnívoro, mas completamente inofensivo para o homem. Pertence à família Tettigoniidae.
Cerambicideo-gigante
Os 12 maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades
O cerambicídeo-gigante é o maior de todos os besouros conhecidos pela Entomologia, e figura entre as maiores espécies de insetos do mundo. Seu habitat são as florestas tropicais localizadas ao norte da América do Sul, especialmente na região norte do Brasil, nas Guinas e na Colômbia, podendo ser encontrados também no Equador e no Peru.
Os exemplares adultos desta espécie podem chegar com muita facilidade 17 cm de comprimento ou 20 cm de comprimento, isso sem calcular o tamanho das enormes antenas que têm. Costuma se dizer que suas grandes mandíbulas são fortes o suficiente para cortarem um lápis de madeira. Isso se dá por que esta família de besouros chamada “Cerambycidae” (cujas espécies são populares como “serra-paus”) se utiliza dessas grandes mandíbulas para cortarem galhos de árvores onde as fêmeas depositam os seus ovos.
Besouro elefante
Os maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades
O Besouro elefante é um dos maiores insetos notórios. É um membro pertencente à família dos Escaravelhos (Scarabaeidae) e da subfamília Dynastinae. Eles estão relacionados com os besouros rinocerontes neotropicais.
Besouros elefantes são de cor preta ou pardacenta, cobertos com uma camada de pêlos microscópicos finos. Os pelos crescem particularmente nos grossos élitros do besouro. Em tamanho, faixa do besouro elefante varia entre 7 e 12 cm (2,75-4,75 in); alguns machos são, por vezes, ainda maiores. Os machos são em torno de 2 a 3 vezes maiores do que as fêmeas.
O besouro elefante está localizado no sul do México, América Central e nas florestas tropicais da América do Sul. No Brasil encontram-se na Floresta Amazônica.
Os Besouros vivem em florestas tropicais e são principalmente ativos durante a noite. Eles são capazes de manter a temperatura do corpo elevada com a diminuição da temperatura no ambiente.
Besouro Golias
Os 12 maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades
Besouro Golias ou Goliathus goliatus é uma espécie de besouro da família Scarabaeidae. Uma das maiores espécies do gênero, às vezes chegando a mais de 100 mm de comprimento. Possui uma ampla distribuição do oeste para o leste da África Equatorial.
É também encontrado na África. A espécie chega a atingir 15 cm de comprimento, sendo um dos maiores representantes da ordem dos coleópteros. Apresenta ainda hábitos diurnos e alimenta-se de pólen.
Os machos grandes possuem ao redor de 11 cm de comprimento, portanto não podem competir em tamanho com o Cerambicídeo Gigante nem com o bicho-pau de Bornéu, mas a sua robustez o dota com um peso que alcança 40g. As larvas desta espécie, por sua vez, chegam a superar 100g de peso nas fases prévias à sua conversão em pupa.
Barata-rinoceronte 
Os 12 maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades
A Barata-rinocerante é um dos maiores insetos conhecidos. É a mais pesada de todas as baratas, podendo pesar até 35 g. Elas medem cerca de 8 cm e podem viver até 10 anos. Elas vivem na Austrália.
Aranha Camelo
Os 12 maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades
A aranha Camelo, cujo nome real é Solifugae, gerou muita polêmica na internet sobre sua origem e acabou virando lenda urbana, apesar de sua aparência bizarra por fotos, a aranha não costuma passar dos 10 cm de comprimento.
Habituada a lugares secos como o deserto, ela tem uma espécie de “corcunda”, o que, possivelmente, deu origem ao seu nome popular. Com hábitos noturnos, ela se alimenta de escorpiões e de aranhas menores.
O ato de reprodução desses bichos costuma ser bem fogoso, já que o macho precisa imobilizar a fêmea para conseguir realizar a fecundação.
Bicho-Pau gigante
Maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades
Bicho-pau é o nome dado aos insetos da ordem Phasmatodea que são semelhantes a um pedaço de madeira ou graveto.
Em algumas regiões os ortópteros da família Proscopiidae são também chamados por este nome.
É um inseto herbívoro e totalmente inofensivo. Nas cidades, pode ser encontrado em goiabeiras. Tem uma ótima camuflagem contra predadores.
Uma bisbilhotice sobre o bicho-pau é o seu andar, ele anda devagar e se balançando, assim ele simula um galho ou folha acariciado pelo vento. Quando adulto, os machos diferenciam-se das fêmeas por serem menores mais finos e possuírem pequenas asas que lhe permitem realizar pequenos vôos. Sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada (partenogênese).
Giant Weta - Grilo gigante
Os 12 maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades
Weta é um inseto natural da Nova Zelândia, aparentando ser um “grilo gigante”. São classificados no gênero Deinacrida, que é uma palavra grega para gafanhoto.
São insetos pesados, com um corpo de até 10 centímetros de comprimento, contando com suas pernas e antenas, e pesando cerca de 20 a 30 g. O nome vem da palavra da língua Maori ‘weta’.
São conhecidas aproximadamente 70 espécies endêmicas de insetos populares com Weta na Nova Zelândia. Algumas destas espécies são incluídas entre maiores e mais pesados insetos do mundo.
A fêmea possui um aguilhão, mas é realmente um ovipositor que permite a ela colocar os ovos dentro de madeira em apodrecimento.
A maior espécie de weta é o Little Barrier Island, também conhecido como wetapunga. Os wetas gigantes tendem a ser menos sociais e menos agressivos do que os outros.
Mariposa Atlas
Os 12 maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades
A mariposa-atlas é uma mariposa de grandes dimensões da família Saturniidae, encontrada nas florestas tropicais e subtropicais do sudeste asiático, sul da China, comum ao longo do arquipélago malaio, da Tailândia à Indonésia. Na Índia, as mariposas-atlas são cultivadas por sua seda em uma capacidade não comercial. Ao contrário daquela produzida pela mariposa com parentesco tipo bicho-da-seda (Bombyx mori), a seda da mariposa é secretada com vertentes descontinuas. Essa seda, parecida com algodão, de cor marrom, é tida como de grande durabilidade e é conhecida como fagara. Os casulos da mariposa-atlas são utilizados com bolsas em Taiwan.
As mariposas-atlas são consideradas as maiores mariposas do mundo em termo de área de superfície total da asa (para mais de 400 cm²). Sua envergadura também é considerada entre as melhores, de 25-30 cm. As fêmeas são razoavelmente maiores e mais pesadas.
Louva Deus 
Os 12 maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades
Os louva-a-deus ou cavalinho-de-deus são insetos da ordem Mantodea. Há cerca de 2400 espécies de louva-a-deus, a maioria das quais em ambiente tropical e subtropical. Seu nome popular decorre do fato de que, quando está pousado, o inseto lembra uma pessoa orando. Os insetos são muito grandes, de cabeça triangular, tórax estreito com pronoto e abdômen bem desenvolvido. São predadores agressivos que caçam principalmente moscas e afídeos. A caça é feita em geral de emboscada, facilitada pelas capacidades de camuflagem do louva-a-deus. Não possuem veneno e contam com suas pernas raptatórias, ou seja, modificadas como garras, para segurar à presa enquanto é consumida.
Aranha Golias comedora de pássaros 
Os 12 maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades
A aranha-golias comedora de pássaros, é uma espécie de tarântula da família Theraphosidae. É considerada o maior aracnídeo do mundo, em massa corporal. Endêmica do norte da Amazônia brasileira é também encontrada na Guiana, Venezuela e no Suriname. Chama-se de “comedora de pássaros” porque ela é capaz de comer um pássaro inteiro em uma refeição. Apesar disto, a Theraphosa blondi raramente ataca aves adultas.
Vespa Gigante Asiática
Os 12 maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades
A vespa gigante asiática ou vespa mandarina é a maior vespa do mundo, sendo nativa da Ásia oriental e encontrada em ambiente tropical. Seu comprimento é de aproximadamente 50 milímetros, com uma envergadura de aproximadamente 76 milímetros.
A vespa gigante é uma caçadora implacável que se alimenta de outros grandes insetos, tais como abelhas, vespas, louva-deus. As vespas mandarinas atacam frequentemente colmeias de abelhas do tipo europeias, com objetivo de obter as larvas.

Você pode citar este artigo:
Fonte: Empresas de sucesso, Os 12 maiores insetos do mundo e suas incríveis habilidades . Pesquisa: Fabiano Rodrigues. Disponível em: http://www.empresasdesucessos.com/2016/02/os-12-maiores-insetos-do-mundo-e-suas.html

Referencias e bibliografia
1* Insetos
2* Museum unveils dying giant beetle - BBC News
3* Family Scarabaeidae - Megasoma elephas
4* Macrolyristes corporalis
5* Goliathus goliatus - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
6* Conheça os 12 maiores insetos do mundo. Fatos Desconhecidos – YouTuber
7* Holloway, J.D. (1987). The Moths of Borneo, part 3: Lasiocampidae, Eupteroptidae, Bombycidae, Brahmaeidae, Saturniidae, Sphingidae. Southdene Sdn. Bhd., Kuala Lumpur
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.