Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Corpo humano

O corpo humano é formado por diferentes partes, entre elas, os músculos, a pele, os nervos, órgãos, ossos etc. Sendo assim cada parte do corpo humano é formada por inúmeras células que proporcionam formas e funções definidas.
O corpo tem uma existência própria e um princípio de individuação quanto um princípio de subjetivação, é algo físico ou objetivo e, por isso, independente das relações que mantém com outros corpos.
Com o decorrer dos séculos, a compreensão sobre o corpo humano foi sendo expandido, até mesmo porque, ele sempre foi peça de estudos desde a pré-história. Diferentes áreas do conhecimento começaram a incorporá-lo em suas pesquisas e recomendações.

Divisão do corpo humano 

O corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. 
A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome. Os membros em superiores e inferiores. Os membros superiores são divididos em ombro, braço, antebraço e mão. Os membros inferiores são divididos em quadril, coxa, perna e pé. 

Grupos regionais do corpo humano 

Cabeça e pescoço – inclui tudo que está acima da abertura torácica superior. 
Tórax – é a região do peito compreendida entre a abertura torácica superior e o diafragma torácico. 
Membro superior – inclui a mão, antebraço, braço, ombro, axila, região peitoral e região escapular. 
Abdômen – é a parte do tronco entre o tórax e a pelve. 
Pelve e períneo – sendo aquele a região de transição entre tronco e membros inferiores e este a região superficial entre sínfise púbica e cóccix. 
Costas - a coluna vertebral e seus componentes, as vértebras e os discos intervertebrais. 
Membro inferior – geralmente é tudo que está abaixo do ligamento inguinal, incluindo a coxa, articulação do quadril, perna e pé. 
A cabeça se liga ao tronco através do pescoço, região estreita e de anatomia interna bastante complexa, pois é por onde passam as estruturas musculares, vasculares e nervosas. 
O tronco é a maior porção do corpo, e pode ser dividido em abdômen tórax e pelve. 
Os membros inferiores podem ser divididos, em região glútea, coxa, joelho, perna, tornozelo e pé.  
O corpo é revestido totalmente pela pele. Abaixo dela há uma camada de tecido subcutâneo, com quantidade variável de gordura, e mais baixo a camada muscular. Em alguns pontos do corpo não existe camada muscular, como na região anterior da perna, onde se percebe a superfície óssea da tíbia abaixo do subcutâneo, o que torna as pancadas na canela especialmente dolorosas. 
Entremeados às camadas musculares encontram-se os vasos sanguíneos e os nervos. Abaixo fica a estrutura óssea e articular, formando o arcabouço do corpo.  

Sistemas do Corpo Humano 

Anatomia Humana (Homem e Mulher)
Sistemas do Corpo Humano
Dentro do corpo Humano têm sistemas inteligentes capaz de regular as funções essenciais do organismo. Eles unidos se relacionam entre si e estão ligados à realização de várias atividades do ser humano.
Sistema digestivo 
Sistema digestivo
Sistema digestivo ou aparelho digestivo, é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingerido os nutrientes indispensáveis para diferentes funções do organismo, como crescimento e energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. A sua extensão desde a boca até o ânus, mede seis a nove metros num ser humano adulto.
Sistema respiratório
Corpo humano
As fossas nasais ou cavidades nasais e a boca são lugares de entrada do ar que se conduz ao nosso sistema respiratório. O ar entra pelas fossas nasais é filtrado, umedecido e aquecido, antes de ir para a traqueia. Cílios que revestem o epitélio das fossas nasais retêm partículas de sujeira e micro-organismos que existem no ar. As partículas aderem ao muco produzido pelas células epiteliais e, em seguida, são expelidas das fossas nasais.
Em seguida o ar passa pela laringe, local onde se localiza as nossas cordas vocais atravessando a glote que é a entrada da laringe. Logo acima dela há uma estrutura cartilaginosa, a epiglote, que fecha a passagem do alimento para a laringe, não havendo perigo do alimento entrar nas vias respiratórias. A seguir penetra na traqueia, que se bifurca em dois brônquios principais. Cada brônquio ramifica-se inúmeras vezes e origina brônquios progressivamente menos calibrosos, até se formarem os bronquíolos terminais.
Sistema Circulatório 
Corpo humano
O Sistema circulatório ou cardiovascular é o conjunto de órgãos responsáveis pela distribuição e repartição de nutrientes para as células e coleta de suas excretas metabólicas para serem eliminados por órgãos excretores. A parti disso, a circulação sanguínea corresponde a todo o percurso do sistema circulatório que o sangue realiza no corpo humano, de modo que no percurso completo, o sangue passa duas vezes pelo coração.
Sistema nervoso 
Corpo humano
O sistema nervoso simboliza uma rede de comunicação do organismo, constituída por um conjunto de órgãos do corpo que têm a função de capturar as mensagens, estímulos do ambiente, interpretá-los e arquivá-los, portanto, ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, constatações ou sensações.
Sistema muscular
Corpo humano
O Sistema Muscular é o anexo de órgãos (músculos) que nos admite movimentos, tanto externo como interno.
Os músculos estriados são controlados pela vontade do homem, e por serem ligados aos ossos aceitam a movimentação do corpo.
Os músculos lisos são involuntários e cogitam para movimentar os órgãos internos (exemplo: movimentos do esôfago).
O músculo cardíaco é um músculo estriado, que mexe o coração; no entanto, possui como especialidade não estar sob qualquer controle voluntário, sendo por isso alocado a parte.
Sistema endócrino
Corpo humano
Sistema endócrino é constituído pelas glândulas endócrinas, assim chamadas por lançarem, diretamente no sangue, os hormônios que produzem; o que as difere das glândulas exócrinas, que lançam suas secreções para fora do corpo.
Repetidamente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante valioso. O sistema nervoso pode abastecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com sistema nervosos atua na coordenação e regulação das funções corporais.
Sistema excretor
Corpo humano
Sistema excretor assinala como sistema excretor qualquer conjunto de órgãos que eliminem o que o corpo não necessita, num organismo, é responsável pela filtragem do sangue, regulação do teor de água e sais minerais e eliminação de resíduos nitrogenados formados durante o metabolismo celular. (No ser humano podemos analisar como sistemas excretores o sistema urinário onde é produzida a urina) e a pele (que produz suor por meio das glândulas sudoríparas). O sistema respiratório, ao eliminar dióxido de carbono, que é um dos fundamentais resíduos da respiração celular, é por vezes, também contido neste grupo por alguns autores (ainda que, na verdade, não seja responsável pela produção de uma “excreção” no sentido próprio da palavra).
A sua função é eliminar as substâncias que estão em excesso, chamado de equilíbrio dinâmico, que é fundamental para o bom funcionamento da célula com o meio externo.
Aparelho reprodutor
Sistema reprodutor ou produtos sistema genital é um sistema de órgãos dentro de um organismo que trabalha em conjunto com o desígnio de reprodução.
Os principais órgãos do sistema reprodutivo humano abrangem o pênis e vulva e as gônadas produtoras dos gametas (testículos e ovários), bem como uma série de órgãos internos.
Esqueleto humano 
Corpo humano
O esqueleto humano é constituído pelos ossos e tem como função fundamental proteger determinados órgãos vitais como o encéfalo, que é protegido pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno, e servem também para armazenar os sais, ajudar com os movimentos do corpo e sustentar o organismo.
Sistema tegumentar 
Sistema tegumentar é o conjunto de estruturas que formam o revestimento externo dos seres vivos. Este revestimento externo é chamado tegumento ou integumento. As estruturas que formam o sistema tegumentar são: tecido, células, conjuntivo, pelos, unhas entre outros.

Anatomia humana

Anatomia humana é um círculo característico dentro da anatomia que analisa grandes estruturas e sistemas do corpo humano, consentir o estudo de tecidos para a histologia e das células para a citologia. O corpo humano, como o corpo de todos os animais, incide de sistemas, que são constituídos de órgãos, que são formados de tecidos, que por sua vez são formados de células.
Os inícios de pesquisa podem ser a anatomia descritiva, quando se analisa e descreve-se os órgãos aprimorado nos tecidos biológicos que o compõem ou pode ser adotado o critério da anatomia topográfica, quando analisa-se e descreve-se os órgãos com base em sua localização no corpo.

Anatomia e Fisiologia do corpo humano 

Os tipos de corpo humano mudam substancialmente. Ainda que o tamanho do corpo seja largamente determinado pelos genes, é ao mesmo tempo expressivamente influenciado por fatores ambientais, como dieta e exercício. A altura média de um ser humano adulto é cerca de 1,5 a 1,8 metro de altura, embora altere consideravelmente de lugar para lugar. A massa média de um homem adulto varia entre 76-83 kg e 54-64 kg para mulheres adultas. O peso ainda pode variar muito (obesidade, por exemplo). Diretamente da maioria dos outros primatas, os seres humanos são completamente capazes de realizar a locomoção bípede, deixando os braços disponíveis para manipular objetos usando as mãos, auxiliados especialmente por polegares opositores.
A fisiologia humana é a ciência das colocações mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres humanos, em ampla saúde, e do que seus órgãos e células são compostos. O principal foco da fisiologia é ao nível dos órgãos e sistemas. A maior parte dos aspectos da fisiologia humana está intensamente homólogos corresponde aos aspectos da fisiologia dos outros animais e a experimentação com animais de outras espécies tem proporcionado grande parte da base do conhecimento fisiológico. A anatomia e a fisiologia estão catalogadas com as áreas de estudo: anatomia, o estudo da forma e fisiologia, o estudo da função, estão intrinsecamente vinculados e são estudados em conjunto como parte de um currículo médico.

O corpo humano nas artes

A partir dos anos 70, a “body arte” passou a incluir o corpo enquanto sujeito do espetáculo e da forma artística em si. Com o impulso tecnológico, a parti dos anos 90, aconteceu uma maior-apropriação pelo artista do seu corpo e do corpo de outrem como sujeito e objeto da experiência estética.

Nu artístico

Corpo humano
Nu artístico é a designação dada à apresentação do corpo de uma pessoa nua em vários meios artísticos (escultura, pintura ou, mais atualmente, cine e fotografia). É analisado uma das classificações acadêmicas das obras de arte.
O estudo e representação artística do corpo humano foi uma constante em toda a história da arte, da pré-história (Vênus de Willendorf) até a atualidade. O corpo proporciona dores, prazeres, tristeza e alegria, e é um companheiro presente em todas as facetas da vida, com o qual o ser humano transita pelo mundo, e pelo qual sente a necessidade de indagar no seu conhecimento, nos seus pormenores, no seu aspecto tanto físico como recipiente do seu “eu interior”. Da sua faceta mais mundana, relacionada ao erotismo, até a mais espiritual, como ideal de beleza, o nu foi um tema recorrente na produção artística praticamente em todas as culturas que se sobrevieram no mundo ao longo do tempo.
Modificação corporal 
Modificação corporal
A modificação corporal é a transformação definida e permanente do corpo humano por procedência não médica. Sucede em qualquer mudança realizada em qualquer parte do corpo humano, com desígnio de diferenciar o homem ou mulher de outros. Na grande maioria das vezes atrelada à comprovação de coragem, proteção ou algum tipo de rito de passagem, por exemplo, para a idade adulta. Continuar lendo...

O corpo humano na filosofia

O pensamento platônico é essencial para a compreensão de toda uma linhagem filosófica que valoriza o mundo inteligível em detrimento do sensível. A alma é detentora da sabedoria e o corpo é a prisão quando a alma é denominada por ele, quando é incapaz de regrar os desejos e as tendências do mundo sensível.
Foucault concebeu o corpo como um lugar de todas as interdições. Todas as regras sociais tendem a construir um corpo pelo aspecto de múltiplas determinações. Já para Lacan, o corpo é o espelho da mente e diz muito sobre nós mesmos. Para Nietzsche, só existe o corpo que somos; o vivido e este é mais surpreendente do que a alma de outrora (Vontade de Potência II).
Para o crítico literário Pardal Mallet, o autor empresta o seu próprio corpo para dar ao seu texto e ao mesmo tempo cria dentro do texto outros corpos de personagens que transitam no discurso corporal romanesco, porque o texto também tem o seu corpo.

Você pode citar este artigo, basta copiar o texto formatado logo abaixo. 
Fonte: Empresas de sucesso - Corpo humano. Pesquisa: Fabiano Rodrigues. Disponível em: http://www.empresasdesucessos.com/2016/08/corpo-humano-divisao-sistemas.html

Referências e Bibliografia 
1* Ferron, Myrian; Rancano, Jordi (2007). Grande Atlas do Corpo Humano Manole [S.l.] p. 560
2* Thibodeau, Garry A; Patton, Kevin T (2002). Estrutura e funções do corpo humano 11 ed. (Barueri: Manole). p. 528.
3* Panero, J, Zelnik, M. Dimensionamento humano para espaços interiores: um livro deconsulta e referência para projetos. Barcelona: Gustavo Gili SA, 2002.
4* Iida, Itiro. "Ergonomia." Projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher (1997).
5* Zelnik, Martin, and Julius Panero. Dimensionamento humano para espaços interiores. 2001.
6* Gardner, Ernest, et al. "Anatomia: estudo regional do corpo humano." Anatomia: estudo regional do corpo humano. Guanabara Koogan, 1978.
7* Zorzi, Rafael (2011). Corpo humano (São Paulo: Senac Editoras).
8* AA.VV. (1991). Enciclopedia del Arte Garzanti Ediciones B, Barcelona [S.l.]
9* Que é um corpo
10* O Sistema respiratório Humano – Só biologia
11* O corpo humano – Muitas informações sobre o corpo humano
12* Fabiana Santos Gonçalves (24 de novembro de 2007). Sistema Circulatório. InfoEscola.
13* O esqueleto Humano
14* Homo sapiens
15* Nu artístico
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.