Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Pés de lótus

O pé-de-lótus ou pé-de-ligação foi um velho costume chinês em que os pés de garotas jovens eram diminuídos de tamanho para que estes se conservassem com o máximo 10 cm de comprimento. 
O pé-de-lótus ou pé-de-ligação
Os pés das meninas eram rigorosamente prendidos em pequenos sapatos a fim de limitar ao máximo o crescimento. O desígnio era ter o menor pé aceitável, no passado essa modificação corporal significava sensualidade e quando menor o pé, mais homens se interessaria por elas.
Este costume muito estranho teve seu inicio na China Imperial dos séculos X-XI era uma pratica entre as mulheres mais ricas e desejadas pelos homens da época. Ainda que os pés-de-lótus fossem um símbolo de status e alta posição social, o estilo se alastrou por toda cultura. Com a chegada do século XII, até as mulheres de famílias mais pobres passaram a praticar. A prática se tornou necessário para que uma mulher achasse um marido, então, a maioria das famílias exigia as mulheres indicadas para se casarem com seus filhos. A jovem que não conseguia ter um pé ligado conforme o costume ficaria solteira para o resto da vida.
A arte parecia mais uma tortura. Por volta dos três anos de idade, os dedos dos pés das meninas eram fraturados e os pés firmemente amarrados com tiras de linho para impedir seu crescimento e cicatrizar as fraturas naquela posição. Um pés-de-lótus ideal media não mais que 8 centímetros e para alcançar o objetivo, os dedos quebrados era dobrados em direção a sola do pé que tomava um formato côncavo.
Não é preciso dizer que as sequelas físicas eram inúmeras. As mulheres tinham muita dificuldade de caminhar e não podia ficar de cócoras. As quedas eram muito comuns e as mulheres ficavam sentadas a maior parte do tempo. Para se levantar da posição sentada, precisavam da ajuda dos seus esposos. As mulheres chinesas viveram assim por toda vida alterava os ossos do quadril e da coluna, aumentando também os riscos de fraturas do fêmur.
No século XX os pés-de-lótus foram proibidos pelo governo chinês, mas a prática continuou em segredo ainda por muitos anos. Hoje, a pratica foi totalmente abolida da cultura, no entanto, ainda é possível encontrar senhoras idosas que exibem orgulhosas seus pés ligados.

Sapatos de lótus 

Pés de lótus
Os sapatos de lótus tem formato de cone, com o desígnio de se assemelhar a um botão de lótus. Eles são feitos a partir de algodão ou seda, e pequenos o bastante para caber na palma de uma mão. Alguns modelos tiveram saltos ou a sola moldada por uma cunha. Eles foram feitos em vários estilos e cores, e eram comumente ricamente decorados, com desenhos bordados de animais ou de flores que poderiam continuar na sola do sapato. Alguns modelos só se encaixavam sobre a ponta do pé, dando a ilusão do formato de um pequeno pé quando usado sob uma saia longa.
Ainda que tenha caído em desuso, muitos sapatos de lótus sobrevivem como artefatos em museus ou coleções particulares.

Pés de lótus - O ritual Chinês dos pés pequenos

Imagens

História - Pés de lótus

Pés

Pé-de-ligação

Pé-de-lótus ou pé-de-ligação

Você pode citar este artigo, basta copiar o texto formatado logo abaixo. 
Fonte: Empresas de sucesso - Pés de lótus. Pesquisa: Fabiano Rodrigues. Disponível em: http://www.empresasdesucessos.com/2016/08/pes-de-lotus-historia.html

Referências e bibliografia 
1* MAFFI, Silvio. "Os Pés de Lótus–o antigo costume chinês do enfaixamento dos pés." (2013). 
2* Gago, Dora Nunes. "Entre pés de lótus e bambus: configurações da China nos contos de Maria Ondina Braga e Fernanda Dias." Colóquio: Letras 184 (2013): 50-59. 
3* Reimer, Ivoni Richter. "O HINDUÍSMO." 
4* O Ritual Chinês dos Pés pequenos - Vídeo Youtuber
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.