Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Tatuagem

A tatuagem é uma das maneiras de modificação do corpo mais notórias e cultuadas do mundo
Histórias das Tatuagens
Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, foi um procedimento que durante muitos séculos foi totalmente irreversível.
Em diversas culturas de distintas complexidades, a tatuagem mobiliza olhares, reflete sentimentos, classifica e ordena subjetivamente o fluxo intermitente de indivíduos que lhe servem de tela e que nela buscam distinções simbólicas. Formando uma espécie de linguagem, os desenhos da epiderme apresentam uma “gramática” que possibilita organizar nas academias de musculação regime da visibilidade institucional. Portanto, a tatuagem, do ponto de vista sociológico, é uma linguagem que “está intimamente ligada à organização social apresentando motivos e temas que servem para exprimir diferenças de posição, privilégios de nobreza e graus de prestígios. (Lévi-strauss, 1975, p. 292).

História

Historicamente não há uma exatidão espaço-temporal de quando a tatuagem se iniciou. Todavia, a jornalista norte-americana, Victoria Lautman, registrou em seu livro The new tattoo, que em 1991 um caçador descobriu na Similaun Glacier, nos Alpes italianos, um cadáver de cinco mil e trezentos anos conhecido então como “homem de gelo”, Ötzi – “com inscrições tatuadas nas costas e na parte traseira dos joelhos”. Além disso, há registros que no Egito antigo a prática da tatuagem também existia, como a exemplo da múmia de Amunet, datada no período entre 2200 e 2000 antes de Cristo.
As marcas corporais que entendemos hoje como tatuagem, vão receber esse nome apenas no século XVIII, através do diário do capitão inglês James Cook (1728-1779). Segundo a também jornalista Leusa Araujo no livro Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo, “foi ele o primeiro ocidental a ouvir tattoow (tatau)”, palavra utilizada pelos nativos do Taiti para a arte de pintar o corpo de modo que não saísse mais da pele.
“Muitas tribos guerreavam sem motivo, somente para conseguir o troféu. Em alguns casos, quando as outras tribos não eram tatuadas, as pessoas eram capturadas para fazer a tatuagem, preparando-as para a venda. Os escravos que não tinham o direito de se tatuar, pois era um costume exclusivo dos guerreiros, também ganhavam as tatuagens para manter a negociação”.
Se a história nos mostra o corpo humano marcado pela oscilação entre a repressão e a exalação, humilhação e veneração, ainda no século XXI veremos claramente sinais dessa “tensão” através da tatuagem. Corpos de homens e mulheres inteiramente cobertos por imagens vão dividindo espaço nos circos com anões, gigantes, bezerros com cinco patas e com todos aqueles ou tudo aquilo que era entendido e considerado fora do normal, em espetáculos denominados como “Freakshow”. Um bom exemplo de como funcionavam, esses circos e de como a sociedade lidava com aquilo que era “diferente” está no filme The Elephant man (1980), dirigido por David Lynch.

Aparelho elétrico de Tatua

História da Tatuagem
Samuel O'Reilly em 1891 criou um aparelho elétrico para fazer tatuagens, baseadas em outro aparelho extremamente parecido que havia sido criado e patenteado pelo próprio Thomas Edison. Pouco foi escrito sobre Samuel O'Reilly, e mais do que se sabe sobre este tatuador de Nova York vem de artigos de jornal e do livro do tatuagem 1933, segredos de uma arte estranha como praticado pelos nativos dos Estados Unidos por Albert Parry descreveu O'Reilly como um imigrante irlandês que detém a honra de patetear a primeira máquina de tatuagem nos Estados Unidos.

Tatuagem do ponto de vista religioso 

Algumas pessoas classificam as tatuagens ou outros tipos de modificação corporal “coisa de vagabundo”. Veremos o que a religião tem a falar sobre isso?

O que a Bíblia diz sobre Tatuagem?

Na Bíblia sagrada não menciona de forma direta sobre a condenação da tatuagem, mas assim como no versículo tem, há referências sobre a preservação de si em relação aos costumes que o mundo acredita ser correto e normal.
“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (Coríntios 3:16)
No livro de Levítico, capítulo 19 e versículo 28, consta outra referência sobre o cuidado de Deus aconselha o homem ou mulher a ter do próprio corpo “Pelos mortos não darei golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor”.
Islamismo 
Tatuagens são proibidas no Sunismo, mas permitidas no Xiismo. Vários muçulmanos sunitas acreditam que se tatuar é um pecado, pois isso envolve em mudar a criação de Alá (Surah 4 Verso 117-120) No entanto existem opiniões diferentes entre os sunitas do porque as tatuagens serem proibidas.
Judaísmo 
No Judaísmo as tatuagens são proibidas baseado no livro de Levítico do Torah (19:28) A proibição é explicada por rabinos contemporâneos como sendo parte da proibição geral de modificações do corpo.

Chegada da Tatuagem no Brasil 

No Brasil, a disseminação da tatuagem moderna foi de um cidadão Dinamarquês chamado Knud Harald Lucky Gegersen. Ele ficou muito conhecido como Mr. Tattoo.
Em 1959 o Dinamarquês chegou ao país e morou em Santos, no litoral paulista. Manteve-se financeiramente utilizando seu talento e suas técnicas de desenhista e pintor profissional.
Lucky teve um grande valor no mundo da tatuagem nacional. Os tatuadores associam a ele a vinda da tatuagem ao Brasil. Assim como a sua popularidade e simpatia dos brasileiros e, por isso dizem que por mais imperfeita que seja a tatuagem de Lucky, ela vale muito. Ele foi noticia em vários jornais, e em 1975 foi personagem de uma matéria do jornal “O Globo” que o escolheu como o único tatuador profissional da América do Sul.
Com sua morte no dia 18 de dezembro de 1983 ele foi noticia no Jornal de Santos (A tribuna). Durante muito tempo após sua morte o Dinamarquês continuou sendo o único tatuador profissional do continente, até que com o tempo os seus seguidores foram surgindo herdando dele as técnicas e a arte de fazer tatuagem.

As tatuagens são um problema para conseguir um emprego

A maioria das pessoas ligam as tatuagens com um costume de vida sem preocupações, rebelde, mundo do crime e um tanto desleixado. Este é realmente um estigma muito injusto, mas não precisamos ignorar a sua existência.
Sem dúvidas, as tatuagens podem ser um obstáculo na hora de conseguir trabalho, por representar tudo aquilo que já citamos, e porque justamente, o que procuram as empresas, é o contrario ao que alguns pensam das tatuagens.
Uma pesquisa revelou que se a empresa precisa escolher entre dois candidatos com iguais condições mais um deles tem tatuagens e o outro não, eles irão escolher aquele que não tem. Uma realidade lastimável, mas existente.

Remoção de tatuagem 

Apesar das tatuagens serem consideradas permanentes, é aceitável a remoção delas. Cabe lembrar que o custo é muito alto para remover uma tatuagem, igualmente tende a ser maior do que o preço de ter a tatuagem aplicada. Algumas tatuagens, para serem removidas, custam muito acima de mil dólares, isso depende do tamanho, da complexidade do desenho e das cores empregadas. São raras as cores que são fáceis de serem removidas da pele de uma pessoa, quanto menos cores, mais fácil e mais barato a remoção do desenho.
Remoção de tatuagem a Laser - Vídeo

Significado das Tatuagens

Os diversos tipos de desenhos são muitos variados e achados para todos os gostos. O significado de uma tatuagem é algo bastante coerente, já que alguns indivíduos se impressionam com o que a imagem simboliza, com o significado do desenho e o optam de acordo com o que a imagem representa, enquanto outras pessoas fazem a tatuagem apenas por sua beleza.
Algumas tatuagens têm seus significados explícitos, pois mostram visivelmente seus significados e não é necessário nenhuma explicação pra que alguém o compreenda.
Significado Subjetivo podem ter várias interpretações. Desenhos como duendes, tigres, flores, cobras, borboletas, etc. podem significar uma série de sentimentos, casos, costumes, características pessoais etc.

Você pode citar este artigo, basta copiar o texto formatado logo abaixo. 
Fonte: Empresas de sucesso - Tatuagem . Pesquisa: Fabiano Rodrigues. Disponível em: http://www.empresasdesucessos.com/2016/08/tatuagem-historia-significado-origem.html

Referências e Bibliografia 
1* Sabino, César, and Madel Therezinha Luz. "Tatuagem, gênero e lógica da diferença." Physis 16.2 (2006): 251-272.
2* Berger, Mirela. "Tatuagem: A memória na pele." Revista Sinais-ISSN: 1981-3988 1.05 (2009).
3* FEATHERSTONE, Mike et alli. The body: Social process and cultural theory. London: Sage, 1992.
4* Samuel O'Reilly
5* Tatuagens: Ponto de vista histórico e religioso - O Blog do JF
6* É pecado fazer uma tatuagem? Onde está escrito na Bíblia? - aBiblia.org
7* Remoção de Tatuagens - Mundo das Tatuagens
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.