Pesquisar este blog

Breaking News
recent

Esqueleto humano

O esqueleto humano é formado pelos ossos sua principal função é proteger determinados órgãos vitais como o encéfalo, que por vez é protegido pelo crânio, e também o coração e os pulmões, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno, e servem para armazenar os sais, auxiliar com os movimentos do corpo e sustentar o organismo. Os ossos também realizam a produção das células sanguíneas.
O esqueleto constitui-se de peças ósseas (ao todo 206 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que compõem um sistema de alavancas movidas pelos músculos.

Divisão do esqueleto humano

O sistema esquelético humano
O sistema esquelético do corpo humano pode ser dividido em duas partes funcionais. 
A primeira é o esqueleto axial, que representa o eixo mediano do corpo, sendo formado por ossos da cabeça (crânio), pescoço (hióide e vértebras cervicais) e tronco (costela, esterno, vértebras e sacro).
A segunda parte é o esqueleto apendicular, que representa os ossos dos membros inferiores e superiores, junto com os ossos que formam a cintura escapular e pélvica.
No entanto estes números podem alterar levando em consideração fatores etários, individuais e critérios de contagem.
O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, uma vez o formato da pélvis, cujo favorece o parto.
Fazem parte do esqueleto humano, além dos ossos, os tendões, ligamentos e as cartilagens. Os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da vida intra-uterina. Ao nascer, a criança já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de vários ossos ainda mantêm regiões cartilaginosas que permitem o crescimento cessa. Nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante na ponta do nariz, orelha, laringe, parede da traqueia e extremidades dos ossos que se articulam.
As principais funções em geral dos ossos têm como a sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o pulmão, coração e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.
Empresas de sucesso

Empresas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Fabiano . Tecnologia do Blogger.