Análise de mercado

Análise de mercado, demanda, oferta, elasticidade, ciclo de vida do produto. Não é conveniente desenvolver o seu projeto sem antes estudar seriamente a conjuntura do mercado. A maior parte das causas de fracasso é devida à ausência ou à insuficiência do mercado, à dificuldade de identificar e de responder às consequências de mudanças socioeconômicas.
Análise de empresas

Oferta de mercado e demanda

Por esta razão o estudo de mercado é importante permite saber se existe uma clientela suficiente e disposta, a certo preço, a comprar os seus produtos ou serviços.
No caso de produtos ou serviços existentes, pode – se freqüentemente avaliar o mercado a parti das estatísticas do censo federal ou de dados existentes. No caso de um produto ou serviço novo, deve – se pesquisar diretamente as pessoas ou empresas às quais são dirigidos os produtos ou serviços, para conhecer a sua reação e assim construir as previsões.
O ponto de partida na elaboração de projetos e planejamentos é o estudo da análise de mercado, obtido dos seguintes elementos:
- Confronto Demanda x Oferta, a provável escassez da demanda futura. Este resultado auxiliará na determinação da escala de produção.
- A região em que o produto pode ser comercializado.
- Preço de venda, custos de comercialização e os estoques nos canais de comercialização.
O estudo da análise de mercado tem assumido um papel importante para as empresas brasileiras, aumentando a facilidade de comunicação e criando uma interdependência que caracteriza a economia mundial. Também é importante pelas mudanças na economia brasileira, com entrada de novos produtos e saídas de produtos obsoletos, acelerando assim a abertura para o exterior, exigindo-se mais qualidade e menor preço dos produtos a serem exportados. O dinamismo da economia brasileira tem atraído empresas multinacionais para explorarem as oportunidades de mercado, criando uma turbulência que surpreende as empresas nacionais, pois as estrangeiras estão mais estruturadas e capitalizadas. Devido à grande competitividade instaurada pela globalização, a análise de mercado torna-se um ponto crucial para os projetos e planejamentos de investimentos, tornando ainda obrigatório o relacionamento da análise de mercado com as demais considerações decisórias criadas pelo administrador responsável pelo investimento.

Demanda de mercado

A lei de demanda diz: “no mercado, a quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar, em dado intervalo de tempo, tende a variar inversamente com o preço do bem, quando todas as demais condições permanecem constantes’’. Essa quantidade refere-se à demanda efetiva, ou seja, a quantidade de um mesmo bem que os consumidores desejam ou precisão adquirir.

Oferta de mercado

A oferta do produto que a empresa está determinada a dispor no mercado refletirá nos custos dessa empresa. Isto é, a oferta dependente dos custos e fatores utilizados na manufaturação do bem. É bom retratar que isso ocorre quando se trata de um grupo de empresas, em lugar de uma empresa isolada.

Elasticidade e demanda

Elasticidade é uma mudança sensível na demanda ou oferta de um determinado produto em decorrência do aumento/diminuição de uma variável qualquer. Ao analisar e mensurar a sensibilidade da demanda em relação às variáveis independentes, uma empresa pode se interessar pelo impacto, na demanda, de um aumento de preço ou gastos a mais com publicidade, que são variáveis controladas pela empresa.

Ciclo de vida do produto

O ciclo de vida é o padrão de desenvolvimento de um produto. Esse padrão é de grande demanda de uma prospecção e projeção da demanda de um produto pode ser uma força externa à empresa, o que pode provocar mudanças estratégicas dentro dela.
O ciclo de vida existe em vários ambientes competitivos. O tempo de ciclo varia de um produto para o outro, ocorrendo o mesmo com a duração dos estágios pelos quais um produto passa.

0 Response to "Análise de mercado"

Postar um comentário

Deixe seu Comentario

Empresas de sucesso
Empresas de sucesso

Translate