Qual a diferença de pessoa física de pessoa jurídica



Pessoa Jurídica e Pessoa Física qual é a diferença?
Conheça a diferença de uma Pessoa Física, Jurídica, direitos públicos privados sujeito ativo e passivo conheça as diferenças entre pessoas física e pessoa Jurídica para sabermos lidar com o dia-a-dia empresarial. A norma possui características imperativas e atributivas que dão a um sujeito 
Pessoa Jurídica
O sujeito ativo – o direito de exigir que outro sujeito passivo – cumpra obrigação ou dever. 
Os sujeitos ativos e passivo são, juridicamente, denominados pessoas que se dividem em Pessoa Física e Jurídica. É a pessoa natural, isto é, todo indivíduo (homem ou mulher), desde o nascimento até a morte, capaz de ser titular de direitos e de sofrer a imposição de deveres. 
O novo Código civil (Lei n° 10.406//02) estabelece que:
Todo homem é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Todos seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. 
Direitos e diferença entre pessoa jurídica e pessoa Física
Pessoa Jurídica 
Pessoa jurídica é a entidade abstrata com existência e responsabilidade jurídicas como, por exemplo, uma empresa, companhia, associação, legalmente autorizadas. Podem ser de direitos público (União, Unidades Federativas, Autarquias, etc.) ou de direito privado (empresas, sociedades simples, associação, etc.). 
As pessoas jurídicas ou empresas são representadas, nos atos da vida jurídica por quem e na forma que seu registro declarar, conforme define o novo Código Civil. 
Utilizando o capital, o trabalho e as forças produtivas, exploram determinado ramo da indústria, do comércio ou da prestação de serviços. 
Classificam-se em dois grandes grupos: 
Pessoas Jurídicas de Direito Publico. 
Pessoas Jurídicas de direitos Privado Começa a existência legal das pessoas Jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ator constitutivo, conforme dispõe o novo código civil Art.45. A pessoa Jurídica extingue-se de acordo com o declarado em seu registro. Nos casos de dissolução da pessoa Jurídica ou cassada a autorização para os fins de liquidação, até que se conclua (Novo Código Civil, Art.51) 
Direito da pessoa Jurídica 
O direito ao nome integra a personalidade da pessoa jurídica, sendo tutelado pela Constituição Federal, artigo 5°, XXIX, bem como pela Lei n° 8.934/94, que regulamenta o dispositivo constitucional, sendo que ambas as legislações empregam a expressão “nome de empresa” para designar o nome através do qual o empresário exerce sua atividade, devendo a mesma englobar, por  questão de isomia, segundo Alves (1998, p. 83), a identificação legal de toda e qualquer associação de pessoas dedicadas à indústria, ao comércio ou à prestação de serviço, com ou sem fins lucrativos. Continua lendo.....
Pessoa Física
Pessoa física é o indivíduo que o estado através das leis, assegura os direitos e estabelece algumas obrigações.
É todo e qualquer indivíduo homem ou mulher, capaz de perceber o mundo através de seus sentidos e razão. Todo indivíduo é um ser humano, e está sujeito às leis físicas da natureza. Também é chamado de pessoa natural, pois é a denominação do ser que possui personalidade, desde o seu nascimento até sua morte. Para exercer uma atividade econômica, a pessoa física pode atuar como autônoma ou como sócia de uma empresa ou sociedade simples.  

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Receba nossos posts no seu Email 

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario